3 de fevereiro de 2010

HIP HOP TUGA RULA

O Hip Hop tem vindo a percorrer um longo e sinuoso caminho mas nem tudo é mau, pois chegou em força e veio para ficar

No dia 29 de Janeiro, o Black Jack inundou as ruas com ritmo e poesia, acolhendo a 3ª Hip Hop Session. Mais de 200 pessoas marcaram presença para ouvirem atentamente os vários artistas de outros tantos locais. Mex & PP em estreia, são o testemunho de que o hip-hop cresce entre os nossos. Estes dois miúdos brigantinos, Miguel Correia e Luís Silva, abriram o mic com uma música que serviu para aquecer a plateia. Seguiu-se o Mestre Zig aka Igor Ferreira, de Mirandela, Krane aka Hugo Conde, Eskuadrão Furtivo, composto por MK e B-Fatz, e C4 aka Carlos Freitas, vindo directamente de Gaia, terra fértil em rimas e batidas.
Jorge Rodrigues é um dos elementos que integram o Eskuadrão Furtivo e é o responsável por detrás da cortina deste evento mensal, que tem vindo a granjear adeptos entre os mais novos, sobretudo, entre as escolas. Este jovem, de 24 anos, declarou ao Jornal Nordeste que estes acontecimentos têm sido “um mimo”. “As pessoas estão a ter a atitude certa na cena e já começam a saber curtir uma festa de hip hop”.
Recuando uns cinco anos, MK recorda que, quando começou, fez actuações para 25 pessoas, mas, hoje, mostra-se satisfeito com o resultado alcançado, já que as fileiras do rap foram fortalecidas e o público é, actualmente, mais vasto.
Carlos Freitas, o explosivo C4 e principal artista convidado, gravou a sua primeira música com MK, em Bragança, corria o ano de 2005. O seu albúm Número Um foi gravado em 2006, também na capital nordestina. “Os beats são originais, mas não saiu para as lojas, foi vendido mão a mão”. sustentou o rapper. Depois disso, já fez duas mixtapes e prepara, agora, o Volume Número 3.
“Abordo mais a intervenção social, temas do bairro, da rua, aquilo que eu vivo e quem eu sou”, afirmou C4, na sua quinta actuação por terras de Trás-os-Montes, reconhecendo o papel de MK no cenário do hip hop brigantino. “Está a dominar! É o homem do Norte que mantém o movimento”, sublinhou o gaiense.
O gerente do Black Kack, Marco Cunha, aprova este tipo de iniciativas, que diz ser uma aposta na juventude. “Os mais novos gostam deste som e temos de continuar a investir neles. É uma noite temática, diferente. Só gostava que mais casas fizessem este tipo de trabalho”, concluiu o responsável do espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário