3 de fevereiro de 2010

POLITÉCNICO HOMENAGEIA

27º Aniversário do Instituto Politécnico de Bragança comemorado em simultâneo com a tomada de posse de Sobrinho Teixeira


O auditório Dionísio Gonçalves foi pequeno para receber tantos convidados e interessados em participar nas comemorações do 27º aniversário do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), subordinado ao tema “Cooperação com os países da Lusofonia”. Diversas personalidades povoaram a plateia multi-étnica e multi-cultural, regionais, nacionais e internacionais, a destacar, o cônsul de Moçambique, embaixador do Brasil, presidente da Câmara Municipal de Bragança, directores de vários institutos, inclusive, de Macau, presidente da Associação Académica do IPB, Conselheira da Embaixada de Cabo Verde, cônsul da Guiné Bissau, representante da Embaixada Angolana, Director geral do Ensino Superior, Intendente da PSP, Director dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, entre muitas outras.
A abertura da Sessão Solene aconteceu às 14:30, onde interviu, de forma sucinta, o presidente do Conselho Geral do IPB, Dionísio Gonçalves. Seguiu-se a tomada de posse do presidente do IPB e dos seus vice, discursando, imediatamente após, Sobrinho Teixeira, que começou por agradecer às individualidades presentes. “O 27º aniversário é uma data emblemática na vida de qualquer entidade, mas que adquire maior simbolismo quando falamos de uma instituição que atingiu a dimensão e a importância do nosso IPB”, referiu o responsável. No próprio dia, foi homenageado o professor catedrático, Joaquim Lima Pereira, “uma pessoa ímpar, tímida, mas determinada, que com um enorme sentido de objectividade lançou as bases de um orgulho nacional e regional que, hoje, o IPB representa”, afirmou Sobrinho Teixeira.
Ao longo do programa, a Real Tuna do IPB brindou os presentes com vários apontamentos musicais bastante animados. Num deles, participaram mesmo, o próprio presidente reeleito e Dionísio Gonçalves, na célebre música “Amigos para sempre”.
Depois, foi a vez do presidente da Associação Académica discursar. “Este dia de aniversário, conduz-nos, invariavelmente, a um exercício de reflexão em torno do caminho percorrido e das concretizações que, ao longo de 27 anos, fomos capazes de alcançar”, destacou Bruno Miranda. Para o dirigente, “esta cerimónia deve ser, antes de mais, o reconhecimento do mérito de alunos, funcionários e docentes, por ser o IPB uma entidade respeitada e que se afirmou no ensino superior.”
Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, que felicitou toda a instituição pelo aniversário. “Há que perspectivar os caminhos próximos, de forma enérgica e bem estruturada. Não posso deixar de salientar o sentido de estado, de dever e missão, que tem caracterizado os dirigentes desta casa, desde a sua fundação e, ao fazê-lo, sublinhar o seu percurso de afirmação e os benefícios que a mesma tem trazido ao interior norte do país e, naturalmente, o seu contributo ao país”, defendeu o autarca.
O professor João Paulo Borges Coelho, da Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, Moçambique, vencedor do Prémio Leya de Literatura 2009, proferiu a Oração de Sapiência intitulada “Do conhecimento como relação, à relação como conhecimento”
Em seguida, procedeu-se a uma homenagem à Real Tuna do IPB, assim como, à homenagem póstuma ao Professor Joaquim Lima Pereira, representado pelo seu filho e restante família, que emocionou a plateia.
Depois, houve a entrega de diplomas, bolsas e prémios aos alunos, bem como a entrega da medalha comemorativa aos funcionários docentes e não docentes que completaram 20 e 10 anos de serviço. Procedeu-se ao encerramento com a saída do Cortejo Académico e ao descerramento da lápide de homenagem no edifício Professor Lima Pereira.
No regresso ao interior, foi inaugurada a exposição sobre Macau, terminando as festividades com o Porto de Honra.
"AMIGOS PARA SEMPRE"
FRIENDS 4EVER

Sem comentários:

Enviar um comentário