17 de fevereiro de 2010

REGRESSO DO CIRCUITO DE CINEMA

FACTOS

Nomeado – Pedro Rego
Tempo – 30 anos
Lugar – Mercado Municipal de Bragança
Origem – Bragança
Ofício – Director da Agência de Bragança da Fundação INATEL
Estado Civil – Casado
Data de Nascimento – 23/06/1979

ENTREVISTA

1 @ Como é que definirias a relação da Agência de Bragança com a sua sede em Lisboa, nomeadamente, com o presidente da Fundação INATEL,Vítor Ramalho?

R: Temos uma relação de grande proximidade com o conselho de administração da Fundação INATEL. Prova disso é que, desde a minha tomada de posse, já tivemos as visitas do arquitecto Carlos Mendes (director cultural da INATEL) e da vogal para a Cultura, Cristina Batista, por duas vezes.

2 @ Quais são as prioridades mais significativas da Agência de Bragança, a curto prazo, para o distrito?

R: Candidatámo-nos e ganhámos novamente o Circuito de Cinema da Fundação INATEL, algo que não acontecia no distrito de Bragança há cerca de 20 anos. Esta iniciativa consiste em levar documentários e filmes a concelhos mais desfavorecidos ou que não tenham a possibilidade de usufruir dos cinemas ditos particulares e que se queiram candidatar. Esta iniciativa será para começar já em Março e terminará apenas no mês de Dezembro. Outro grande evento que estamos a preparar a curto prazo, consiste em 5 provas de carrinhos de pau e rolamentos, das quais, uma tentaremos que seja nocturna. O projecto foi enviado para Lisboa e, em princípio, tudo indica que será aprovado. Uma prova será em Bragança, as outras na região e uma, inclusive, será levada a cabo em estreita cooperação com Vila Real, com o intuito de promover a relação inter-agências. Iremos também realizar um grande torneio de futsal, em parceria com todas as associações que se queiram candidatar, com nomes nacionais e internacionais da modalidade como convidados.

3 @ O turismo em Trás-os-Montes recomenda-se?

R:Obviamente! Como amante da fotografia, faço várias incursões pela natureza, onde tenho a oportunidade e o privilégio de descobrir esta nossa região única e de uma beleza incomparável! Temos Freixo de Espada à Cinta, com vários miradouros a grande altitude, que proporcionam vistas soberbas e ambientes inolvidáveis. Acontece, por vezes, nós lançarmos pedras e dezenas ou centenas de grifos sairem a voar. Para quem quiser usufruir de paisagens inigualáveis e tipicamente transmontanas, recomendo Freixo vivamente! É uma vila lindíssima, quer pela sua proximidade com o rio Douro, quer pela simpatia das suas gentes. Temos também o Parque Natural de Montesinho, que é um dos mais aclamados do país, onde se pode conviver com a fauna e a flora de uma forma apreciativa. Trás-os-montes é um óptimo destino para quem queira fugir dos ambientes litoralescos.

4 @ O que faz falta a esta região, nomeadamente, à nossa cidade?

R: O que faz falta à nossa cidade é o que faz falta a toda a região e a todo o distrito de Bragança. Mais gente! Caso contrário, não há vida e não se consegue fazer nada. Por mais que tenhamos boas intenções, sem gente, não passam disso mesmo. Há também uma lacuna enorme na indústria e no emprego. Bragança não é uma cidade auto-sustentável, ou seja, dependemos quase que, exclusivamente, do Estado e dos serviços públicos. Deveria haver uma maior preocupação em fomentar a indústria na nossa região, em criar mais postos de trabalho no sector privado. Só assim conseguiremos cativar e fixar pessoas no Nordeste Transmontano, sobretudo, jovens, que são a força motriz de uma nação e que procuram, actualmente, no estrangeiro melhores condições de trabalho.

5 @ Como é que classificarias o actual estado de coisas em Portugal?

R: Indubitávelmente, estamos a passar por uma fase bastante difícil, em termos económicos e sociais, não só em Portugal, mas no mundo inteiro. Vemos a Europa mergulhada numa crise profunda e devo, desde já, dizer, sem qualquer tipo de preconceito ou de favorecimento político, que o Governo tudo está a fazer para manter o nosso País no bom caminho. Os dados estatísticos comprovam isso mesmo, que estamos muito melhor do que, inclusive, os nossos vizinhos espanhóis. Embora não pareça, Portugal não está assim tão mal quanto se possa pintar. É claro que a situação não é fácil, vai requerer um esforço de todos nós, não só do Governo, mas também da população em geral. Acredito que, a médio prazo, as coisas poderão começar a evoluir positivamente. Não será neste ano de 2010, mas, penso que, até 2013, podemos dar a volta a esta crise. Os portugueses são um povo batalhador por excelência e iremos, concerteza, ganhar mais esta batalha.

6 @ Se pudesses passar uma noite com uma personalidade mundial, seja política, desportiva, artística ou outra, em quem recairia a tua escolha?

R: Barack Hussein Obama! Por duas razões. Primeiro, porque é o “líder mundial”, apesar de eu não concordar muito com esta designação. Segundo, é um homem que tem uma visão diferente da vida política. A forma de ele ser e de se apresentar perante a sociedade assim o determina.


7 @ O que é que te tira o sono à noite e te deixa a pensar horas a fio?

R: Ultimamente, bastantes coisas. Por questões profissionais e de saúde de familiares. Sou muito apegado ao trabalho, não consigo ir para a cama com assuntos pendentes e quando o faço, matuto, matuto, matuto e não consigo dormir.

8 @ O que consideras ser inaceitável num ser humano?

R: O desrespeito pela vida de outrém. Devemos respeitar o nosso semelhante, já que, somos seres equitativamente iguais. Não fazê-lo, é inaceitável.

9 @ Uma viagem de sonho teria que país desconhecido ou cidade como destino? Porquê?

R: O Pólo Norte! Aquela imensidão de branco e o próprio gelo fascinam-me! Adorava conhecer a Islândia, a Gronelândia e todos aqueles locais maravilhosos. Provavelmente, não terei muito tempo para fazer essa viagem de sonho, devido à velocidade actual do aquecimento global e do consequente degelo. Mas sou um amante da natureza, confesso. Gosto muito de esquiar, de actividades desportivas, tanto na água, como na neve, e adorava presenciar aquele fenómeno da natureza apelidado de aurora boreal. Deve ser dos espectáculos naturais mais lindos à face da Terra!

Sem comentários:

Enviar um comentário