24 de março de 2010

"BEFORE YOU SLEEPING"

Três anos de insónias provocadas por uma ruptura amorosa originaram uma mostra de arte


O discurso do bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. António Moreira Montes, serviu de entrada à exposição “before you sleeping”, da autoria de Octávio Marrão. Este projecto, que estará patente até ao dia 16 de Abril, na Fundação “Os Nossos Livros”, nasceu durante um período de três anos, no qual o artista sofreu de insónias, provocadas por um desgosto amoroso.
“Trata-se de um discurso sobre o enamoramento, pois nos três anos que demorei a fazer este trabalho tive uma série de tormentos amorosos que estão reflectidos neste projecto, o qual podemos caminhar sobre ele.” Aliás, essa é um das particularidades da exposição. “Esta obra é para desfrutar, daí podermos caminhar sobre ela, sobre o sentimento que reflecti durante esse período de adoração”, explica o autor.
Nascido na aldeia de Baçal, concelho de Bragança, e a morar, actualmente, em Madrid, o artista refere que “esta exposição é uma retrospecção sobre o trabalho de uma série de artistas renascentistas, flamengos e italianos, como Piero de la Francesca e Lucas Carnach.”
Apesar de ter realizado outras exposições em países como Espanha, Itália ou Bélgica, esta é a primeira vez que mostra um projecto seu na cidade de Bragança, criado e desenhado, propositadamente, para o espaço de Fundação. “Tinha uma grande vontade em fazer esta exposição, por nunca ter feito nada semelhante na minha terra. Assim, é um prazer poder mostrá-la neste espaço, que é magnífico e muito agradável”, declara Octávio Marrão.
Quanto ao facto de ser, simultaneamente, arquitecto e artista, o autor testemunha, “sou mais arquitecto que artista, mas é complicado ser ambos. Apesar de termos uma visão do espaço e da composição muito particular. Os artistas não gostam muito que os arquitectos façam artes plásticas, não sei porquê”.
Octávio Marrão elogia, ainda, o facto de, nos últimos anos, o Nordeste Transmontano ter vindo a contribuir para a promoção de mais eventos culturais, o que dará, certamente, “um impulso aos artistas da região para produzirem cada vez mais e melhor”, conclui.

“… o retrato renascentista como fonte de inspiração das relações sociais contemporâneas"

Sem comentários:

Enviar um comentário