26 de julho de 2012

MÚSICA AO LUAR

Nos jardins do Museu Abade de Baçal a noite foi honrada pela Banda dos Bombeiros de Vimioso
Fundada a 12 de Abril de 1945, a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso conheceu o seu epílogo em Setembro de 1960, face ao grande surto migratório que varreu o norte de Portugal e teve como destinos principais o Brasil e a França. Graças à boa vontade da Associação, a banda foi reactivada na histórica data de 12 de Janeiro de 1998 para não mais parar. O seu tão ansiado regresso sob um manto de estreia pública decorreu aquando da realização da Meia Maratona das Castanhas que, naquele ano, teve lugar a 15 de Novembro. Nos dias de hoje, os jovens “tomaram de assalto” a banda e, apesar de ter elementos de várias faixas etárias, a aposta é na formação, já que, a Escola de Música trabalha, diariamente, com seis professores. Depois da gravação de um primeiro cd em Abril de 2002 com um reportório variado, do clássico ao ligeiro, passando pelo popular, a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso lançou já o seu segundo trabalho no ano de 2010.
Com a maestrina Ana Cavaleiro no topo da hierarquia de uma conjugação de sons e instrumentos que se quer tradicionalmente típica, a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso é constituída, actualmente, por cerca de 50 músicos.
“Apenas posso dizer que possui uma grande qualidade musical e que é extraordinário haver uma banda com tantos jovens e todos oriundos de Vimioso”, referiu a directora do Museu Abade de Baçal (MAB). “A maestrina pareceu-me uma pessoa muito interessante e cheia de garra, foi pena não a terem entrevistado”, sublinhou Ana Afonso.
O concerto foi o primeiro de uma série que se irá realizar no jardim do MAB, “como uma forma de aproximar a comunidade”, concluiu a responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário