5 de agosto de 2012

A PEDALAR PELO CICLISMO



Nomeado: Fernando Gomes (na foto: de camisola vermelha e capacete branco)
Presidente da Associação Team Giant
Idade: 43 anos
Profissão: Professor

Apesar de recente, a Associação Team Giant, sedeada em Bragança, tem já seis atletas na Taça de Portugal e pretende, a curto-prazo, criar uma escola de ciclismo.


ENTREVISTA


1 – Quando é que foi fundada e o porquê da ideia de criar esta associação?


R: A Associação foi fundada a 29 de dezembro de 2011e o porquê? Porque tínhamos um grupo de amigos que queriam andar de bicicleta em conjunto e como não havia nenhuma associação onde nós nos inseríssemos, decidimos criar uma. Até para desenvolver o ciclismo outra vez em Bragança, que era uma coisa que em tempos existiu, mas que estava praticamente morta, e voltar a colocá-lo no lugar que merece.



2 – Explica-nos o simbolismo por detrás do nome “Team Giant”?


R: O nome nasceu de uma brincadeira entre três amigos. Um dia decidimos concorrer a uma prova de orientação organizada pela Associação do Campo Redondo e era obrigatório termos um nome para a equipa. Então, um deles sugeriu que como tínhamos todos bicicletas “Giant” que o nome da equipa ficasse “Team Giant”. E assim foi. A partir daí, quando criámos a Associação decidimos dar-lhe esse nome.     



3 – Apesar de recente, a verdade é que a associação tem, para além de ti, mais cinco elementos a correr na Taça de Portugal XCM SportZone 2012. Quem são e como é que está a correr para eles o campeonato?


R: A correr na Taça de Portugal pela Team Giant estão Luís Mota, Pedro Lopes, Márcia Salvador, Rui Sousa e Rui Martins. Os três primeiros atletas correm na classe de federados e os outros três, onde eu me incluo, na classe de promoção. De todos, neste momento, a Márcia é a que se encontra melhor classificada. Está na 24ª posição. No entanto, tendo em conta que este é o primeiro ano em que entramos numa competição deste género, as restantes classificações são, também, bastante boas.

  

4 – Quais é que são os vossos objectivos enquanto associação a curto prazo?


R: Entre outros, destaco o principal objectivo da Associação que é, dentro de muito pouco tempo, tentar criar uma escola de ciclismo em Bragança. Estamos à espera de uma decisão da Câmara sobre um pedido que fizemos de uma sede para a Associação e, só depois de essa questão estar resolvida, é que iremos, então, procurar criar a escola. Até porque há muitos pais que nos perguntam onde é que podem levar os seus filhos para iniciarem a prática do ciclismo e, actualmente, não existe nada do género na cidade.



5 – Aquilo que existe sim, claramente, é uma tendência crescente por parte de um número cada vez maior de pessoas de voltarem a pegar nas bicicletas. Achas que este fenómeno está de alguma forma ligado ao surgimento da associação à qual presides?


R: Se calhar a associação contribuiu um bocadinho, até porque nós, todas as sextas-feiras à noite desde outubro do ano passado, temos organizado passeios nocturnos que no final têm sempre um convívio, que é tão ou mais importante do que, propriamente, andar de bicicleta. Aos domingos, também nos juntamos sempre e isso faz com que cada vez mais pessoas pratiquem a modalidade em Bragança. Contribuímos como contribuem outras associações, mas acho que viemos a acelerar o processo. Talvez tenha sido a dinâmica que empreendemos com os passeios que fez com que muitas pessoas decidissem voltar a pegar nas bicicletas depois de estarem encostadas tantos anos.   



6 – Constasse que, por vezes, acordais ainda de madrugada para pedalar e depois, quase que directamente, seguis para o trabalho. É assim que funciona?


R: É! Eu posso citar-te o meu caso… Levanto-me muitas vezes por volta das 6:30 para ir dar uma volta de bicicleta e antes das 9 horas estou em casa, já despachado e com o banho tomado, pronto e de saída para o trabalho. E como eu tenho mais colegas meus que fazem, exactamente, a mesma coisa.



7 – Sendo tu um amante da modalidade e um participante da Taça de Portugal, como é que ganhaste esse gostinho pelo pedal e tamanho entusiasmo pela associação?


R: É estranho, mas eu até era amante de futebol. Tanto é que eu só comecei a andar de bicicleta em outubro do ano passado e isto porque tive um problema no tendão de Aquiles. Foi então que o médico ao dizer que nunca mais poderia jogar futebol porque daí poderiam advir outros problemas, me aconselhou o ciclismo como alternativa à prática desportiva. Comprei, depois, uma bicicleta para andar no monte e tenho, neste momento, também uma de estrada. Mas gosto das duas vertentes, se bem que prefira a montanha porque temos paisagens de cortar a respiração. Isso faz com que, por vezes, saia do trabalho e por mais problemas que tenha, o facto de andar de bicicleta faz com que me esqueça de tudo o resto. Agora, que passei a ser um amante do ciclismo é uma realidade.    



8 – Para quem quisesse começar a praticar, que investimento seria necessário e como é que essa pessoa poderia proceder?


R: O investimento necessário poderá ter valores bem diferentes. Algumas das melhores bicicletas poderão atingir os 8 mil euros, enquanto que outras rondam os 150 euros. Por isso, estamos a falar de valores completamente díspares. Agora, para quem vai iniciar, a única coisa que eu recomendo é que seja uma bicicleta que tenha, pelo menos, suspensão à frente. Isto porque se quisermos ir para o monte para nos divertirmos e começarmos a gostar daquilo, a bicicleta terá de ter o mínimo de condições. E existem umas no mercado cujo preço varia entre os 150 e os 200 euros e que conseguem satisfazer qualquer pessoa que esteja a iniciar. Depois, quem gostar da actividade, fará um investimento um bocadinho maior e, aí sim, irá constatar as diferenças abismais entre bicicletas de diferente valor.   



9 – É já no dia 12 de Agosto que terá lugar a I Maratona Medieval. Prova que, apesar do nome, não coincidirá com a Feira Medieval. Houve aí algum desencontro organizativo entre a Associação e a Câmara Municipal de Bragança?


R: Não foi bem um desencontro com a Câmara, até porque estava tudo preparado para a Feira Medieval ser nesse fim-de-semana de 11 e 12 de Agosto. Acontece que o feriado do dia 15, que era para deixar de o ser, afinal, este ano, ainda se manteve. A autarquia decidiu aproveitar o feriado e alterou a data para, assim, a Feira poder durar mais tempo. Como nós já tínhamos tudo preparado para o dia 12, com inscrições feitas e tudo programado para essa altura, optámos por manter a data este ano, tendo a certeza que, em 2013, a Associação Team Giant com o apoio da Câmara Municipal, através de uma colaboração mais próxima, irá conseguir fazer a Maratona no domingo da Feira. Ou seja, para o ano, as datas serão coincidentes.    



10 – Para terminar, quais são as vossas expectativas para este evento e como é que está a decorrer o processo de organização?


R: Todo o processo está a decorrer bem, até porque temos bastantes pessoas empenhadas para que as coisas corram pelo melhor. Ou seja, todos os elementos da Associação estão a trabalhar no sentido de fazerem com que este primeiro evento seja memorável.

Quanto às expectativas, elas são elevadas. Embora seja uma estreia e a data não seja das melhores, pois este é um período de férias, pelo menos contamos já com as pré-inscrições de várias campeãs nacionais de BTT e de alguns corredores da Taça de XCM bastante bem classificados. Até ao momento, temos cerca de 100 participantes que, com os respectivos acompanhantes, devem chegar às 150 pessoas. No entanto, as inscrições só terminam a 9 de agosto e, por isso, estes números estão, ainda, em aberto. O ideal mesmo seria chegarmos à centena e meia de participantes.

Luís Mota, Pedro Lopes e Márcia Salvador. Os três atletas que competem na Taça de Portugal XCM SportZone 2012, na Classe de Federados
 


Sem comentários:

Enviar um comentário