9 de agosto de 2012

PELA FELICIDADE DOS PEQUENITOS

Gincana de bicicletas na Praça da Sé levou uma dezena de crianças a testar a sua técnica e perícia.
 

Incluída nas festas da cidade, aconteceu na passada sexta-feira, pelas 21 horas, uma gincana de bicicletas em Bragança, mais concretamente na Praça da Sé. Organizado pelo Velo Clube da cidade capital de distrito, o evento contou com dez crianças e teve a duração de, sensivelmente, uma hora e meia.
“Fazemos isto todos os anos para os miúdos da cidade, mas todas as crianças que quiserem participar são bem-vindas”, revelou o presidente da direcção da entidade promotora da iniciativa. “Normalmente, as crianças que participam têm idades compreendidas entre os quatro e os doze anos. A partir daí, acho que começam a ficar com um pouco de vergonha em querer participar e, sobretudo, de serem batidos pelos mais novos”, continuou Miguel Rodrigues, indigitado desde há quatro anos como responsável máximo pelo Velo Clube de Bragança.
“Temos organizado reiteradamente esta gincana, em que tentamos juntar um conjunto de pessoas de maneira a manter esta iniciativa em pé todos os anos. Desde que eu estou à frente da direcção do Velo Clube, esta é a 4ª edição consecutiva que nós fazemos”, informou.
O número de crianças envolvidas ficou um pouco aquém de anos anteriores, em que chegaram a participar entre 20 a 30 menores. Entrevistado aquando da preparação da pista, antes da gincana, Miguel confidenciava que esperava uma resposta por parte dos pais semelhante à de edições passadas: “nunca é certo o número de crianças que podem vir a participar. Até porque não cobramos inscrições e tudo é feito de forma gratuita. Fazemos isto pela diversão das crianças. Mas, sinceramente, espero atingir os números do ano passado”. Mas nem por isso ficou desiludido com a dezena de pequenos malabaristas. “É sempre gratificante! Eu desde que tenha as crianças felizes durante cerca de duas horas, por mim, estou satisfeitíssimo”, manifestou. 
Os prémios foram iguais para todos os participantes. Houve classificação, mas não com o intuito de diferenciar vencedores de vencidos. O único propósito era o de estimular o espírito competitivo entre as crianças.
Esta iniciativa é, ainda, desenvolvida pelo Velo Clube na única vila do concelho, em Izeda. É feita de igual forma, por esta altura e, de acordo com Miguel Rodrigues, “até tem mais gente que em Bragança”. “Isto serve para mostrar, também, que há vida nas zonas mais rurais. Ou seja, tentamos levar este divertimento às crianças que estão, agora, em período de férias”, concluiu o responsável.



Sem comentários:

Enviar um comentário