9 de agosto de 2012

UM DOMINGO MADRUGADOR

Ricardo Vilela deu o mote aos 25 ciclistas brigantinos que pedalaram nas “6 horas de Bragança em Bicicleta”


Antes da partida, pelas 9 horas de domingo, os cerca de 25 participantes já se robusteciam com um pequeno-almoço ligeiro oferecido pela entidade promotora da iniciativa. Organizada pelo Velo Clube da capital do nordeste, com o apoio da Câmara Municipal, as “6 horas de Bragança em Bicicleta” tiveram como ponto de encontro e partida o skatepark, próximo da Ciclovia do Fervença.
“Esta iniciativa foi inspirado nas 24 horas de Braga, que nós achámos imensa piada, importámos a ideia, adaptámo-la um pouco e fazemos este passeio já há 15 anos. Desde então que temos feito todos os possíveis para manter este passeio activo todos os anos e esta é só mais uma edição”, lembrou o presidente do Velo Clube de Bragança que, na altura, aderiu à estreia, apenas, como participante.
De ano para ano, o circuito é sempre alterado. Enquanto que há dois anos, o Velo Clube decidiu apostar num “circuito alternativo” pela Serra de Nogueira, o ano passado, a organização levou os desportistas pelo Parque Natural de Montesinho adentro permitindo-lhes desfrutar das belíssimas paisagens que fazem parte desta terra que é o Nordeste Transmontano. Já nesta edição, os responsáveis optaram por um circuito mais citadino, numa tentativa de atraírem pessoas menos experimentadas no pedalar ou, pelo menos, não com tanta “rodagem”, providenciando-lhes uma oportunidade de se associarem a esta acção, simultaneamente, recreativa e desportiva. “Hoje vamos fazer uma coisa diferente. Vamos aproveitar o circuito turístico pela Pousada e fazer algo que seja dentro da cidade para as pessoas que, normalmente, praticam ciclismo de uma maneira mais lúdica também poderem participar sem terem que sair muito da cidade”, esclareceu Miguel Rodrigues.


O responsável estendeu o convite a Ricardo Vilela e Flávio Cipriano, dois ciclistas brigantinos que rodam profissionalmente. O primeiro, Ricardo, que depois do estágio na Serra da Estrela se encontra, agora, numa pré-pausa antes da Volta a Portugal, respondeu à chamada. Já Flávio não deu a certeza se viria e acabou por não comparecer.
“Esta não é a minha primeira vez, mas nos últimos anos não tenho podido participar devido à Volta a Portugal. Como este ano a Volta foi adiada por 15 dias e como cheguei ontem do estágio na Serra da Estrela, decidi vir aqui conviver com estes meus amigos”, expressou Ricardo Vilela, cujas expectativas de equipa para a Volta são que o seu colega David Blanco vença e que ele consiga melhor que o 12º lugar alcançado no ano transacto. “Uma boa Volta para mim seria ficar nos dez primeiros ou mesmo ganhar uma etapa”, anunciou o ciclista profissional, que deu a estas seis horas um colorido bem especial.
Seguiu-se um almoço convívio, em parceria com a Associação dos Amigos do Campo Redondo e, sem a qual, confidencia Miguel Rodrigues, “era impossível” levar a bom porto esta iniciativa e à qual aproveitou para agradecer.

Ricardo Vilela



Sem comentários:

Enviar um comentário