1 de setembro de 2009

ALIMENTAR SALUTAR

Numa de muitas parcerias com o Restaurante Académico, a Junta de Freguesia da Sé colocou os bons hábitos alimentares à mesa com as criançasPaulo Xavier marcou presença durante a tarde aquando da confecção, por parte de 5 crianças, daquilo que viria a ser o jantar. “Como primeira actividade do género, havia alguma ansiedade natural”, afirma o presidente de junta, “temos a sorte de possuir uma equipa de monitores transversal, inclusive uma dietista, Cátia Cavaco, responsável por esta iniciativa. Aproveitámos a sua valência para organizar algo diferente e podermos assim continuar a diversificar as nossas actividades. Sobretudo esta que tem a ver com uma alimentação saudável e que é tão importante para a saúde das nossas crianças. Hoje em dia, é preciso um cuidado especial e uma atenção permanente, já que, muita comida há que pouco vale”. “Pretendíamos”, segundo Paulo Xavier, “fazer uma avaliação das necessidades nutricionais das nossas crianças, promover hábitos alimentares saudáveis e, por último, organizarem-se equipas pluridisciplinares entre as crianças com o intuito de fazer um livro que contivesse todas as receitas, cerca de 65. Objectivo cumprido. O jantar, feito em conjunto com as crianças e o Restaurante Académico, celebra o final de um mês de Julho rico e diversificado”. Manuel Fernandes esclarece que, “quando seleccionamos os monitores, há uma intenção bem definida e orientada que nos permite depois desenvolver outro tipo de actividades de âmbito e contexto pré-programado, é o caso da dietista que contratámos”. “As estimativas relativas à obesidade em Portugal, assim como no resto do mundo, são catastróficas, não é o caso das crianças da junta mas porque não prevenir em vez de remediar. Essa é a forma de agir correcta”, conclui o chefe do departamento de desporto e lazer da Junta de Freguesia da Sé.
Com 4 monitores de serviço responsáveis pelas crianças desde a manhã ao final da tarde, e com visitas recorrentes às várias instituições da cidade, como a PSP, GNR, Parque Natural de Montesinho, hipismo na Associação Equestre de Bragança, entre outras actividades, decidiu-se, desta feita, previligiar uma alimentação saudável.

Num jantar que contou com perto de uma centena de pessoas, Cátia Cavaco agiu de anfitriã para pais e crianças, ao lado de outras figuras da junta, nomeadamente do presidente. Comida saudável, sem dúvida, mas que não agradou a gregos e troianos, isto porque, “não podemos comer só aquilo que gostamos mas devemos antes comer aquilo que devemos e que, a curto, médio e longo prazo, nos trará certamente benefícios profícuos”, defende a dietista que uniu crianças ao redor de tachos e panelas numa experiência que divertiu tudo e todos, incluindo os mais apreensivos a princípio.

Sem comentários:

Enviar um comentário