31 de julho de 2009

LONGE DE LISBOA MAS PERTO DE MADRID

Roteiro madrileno para uns dias “inolvidables” numa das capitais mais internacionais e cosmopolitas de uma intensidade em absoluto

A fisionomia de Madrid nada tem a ver com a de há 20 anos atrás. Se então, a homogeneidade era a norma, actualmente, há chineses, latino-americanos, africanos e europeus, nos quais se incluem portugueses e muitos transmontanos. Todos se mesclam num caldo de raças. É a Madrid do século XXI.
Monumentos e placas recordam os compatriotas que deram a sua vida pela independência espanhola e estendem-se por toda a cidade. Uma cujas “calles” submersas de história são agora espaços plenos de vida imbuído em aromas do passado. A memória colectiva recorda orgulhosa, o acontecimento histórico a 2 de Maio de 1802, que mudou irreversivelmente o país de “nuestros hermanos”. O Palácio Real, ponto de visita obrigatório, resistiu aos distúrbios com os franceses, como o faz agora com os milhares de flashes das máquinas de turistas e visitantes. A “Plaza de Oriente” é um lugar idílico com um background atípico, ideal para descansar e tomar banhos de sol.

Festival de Fotografia, PhotoEspana 2009

Cada Verão, há mais de uma década, algo curioso acontece no mundo das artes madrileno. Galerias, museus e instituições, focam a sua atenção no “patinho feio” das belas artes, a fotografia. Não há galeria ou exposição que resista à oportunidade de explorar o jogo de luz e como este é capturado em película. Este ano, a organização do PhotoEspana conseguiu planear 69 exposições, com obras de 230 artistas de 35 nacionalidades.


Atracções na capital espanhola


Madrid SnowZone

Situada no Centro Comercial Madrid Xanadú, em Arroyomolinos, a 23 km de Madrid, a SnowZone é a única pista de neve artificial coberta de Espanha e a maior de toda a Europa, estando aberta 365 dias por ano.

Parque de atracções de Madrid

Integrado por 48 atracções para todos os gostos e idades, o parque está localizado na Casa de Campo e encontra-se dividido em cinco áreas temáticas: Máquinas, Grande Avenida, Natureza, Tranquilidade e Infantil. Este é um dos parques urbanos mais completos e modernos da Europa.

Zoo Aquarium Madrid

Situado a 300 metros do Parque de Atracções, encontra-se este jardim zoológico com mais de 500 espécies dos 5 continentes e com mais de 6 mil exemplares. Deste imponente complexo, também é parte integrante um importante aquário especializado em fauna marinha tropical com 200 espécies e o “Delfinário”, onde se celebram magníficas exibições de golfinhos.

NOITE, Plaza Santa Ana, “The Penthouse”

Este espaço confirma Madrid como uma cidade internacional e cosmopolita. Num terraço de um prédio de 5 andares, com uma arquitectura de requinte, conjugada por excelência e detalhada ao pormenor, “The Penthouse” presenteia-nos com uma das vistas mais embevecidas e deslumbrantes da cidade de Madrid, Além de exclusivo, é pintado por telas de mulheres sofisticadas, num ambiente social agradável e divertido por música house. Com vários espaços de classe, interiores e exteriores, banhados por mosaicos de várias nacionalidades, tem privados com sofás de pele que funcionam por reserva, e mais caras, são as várias camas persas com lençóis de linho, com direito a uma certa privacidade, para quem, obviamente, pode sustentar essa extravagância ou luxo, como lhe queiram chamar.

Conselhos práticos

Os assaltos estão na ordem do dia, sobretudo, a turistas em cidades como Madrid. Numa tentativa de evitá-los, pretendo dar-lhe algumas sugestões:
- Nunca perca de vista os seus pertences;
- Evite levar bolsos e seja seu vigilante em aglomerados;
- Não deixe ao alcance de estranhos a sua câmara de vídeo ou máquina fotográfica e esteja atento em parques de estacionamento;
- Não se aproxime dos improvisados postos de jogos de azar instalados nas ruas. Não só são uma fraude, como também lugar de poiso para muitos ladrões;
- Não deixe objectos de valor no interior do seu veículo;
- Desconfie de negócios fáceis.

Sem comentários:

Enviar um comentário