5 de novembro de 2010

BRAGANÇA SOLIDÁRIA

Comunidade mostra o seu apoio à diferença comparecendo massivamente no almoço da APADI

No sábado passado, a Casa Turística do Geadas foi demasiado pequena para receber tanta gente. Mais de 300 pessoas deram o seu contributo no Almoço Anual da Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), que teve lugar logo após a exposição de trabalhos feitos pelos utentes da instituição.
Entre eles, podiam-se encontrar motivos de decoração, arranjos, brindes, lembranças, velas decorativas, pinturas em tela, puffs, almofadas, lençóis, bonecos, entre muitos outros produtos. Todos concebidos no Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da APADI e cujo dinheiro das respectivas vendas reverte a favor da pessoa com deficiência autora do trabalho. O que visa influir positivamente o seu processo de reabilitação psicossocial.
De salientar o facto da artista transmontana, Graça Morais, ter doado à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) três obras de arte. Avaliadas em alguns milhares de euros e criadas ao longo do último ano, uma pintura e duas serigrafias estiveram à venda e em exposição durante o almoço.
Nesta confraternização por uma boa causa, para além da música, houve teatro interpretado por utentes e cantou-se o hino da instituição cujo título proclama “És necessário”.
“É uma instituição que merece muito carinho, pela qual tenho muito ternura e sobre a qual eu acho que todos nós temos que ser solidários e, de alguma forma, responsabilizarmo-nos pelos seus destinos. Estamos a falar de pessoas diferentes, de pessoas que precisam de ser acarinhadas e apoiadas na sua inclusão, na sua integração social e no combate à descriminação”, defendeu Jorge Novo, eleito presidente da IPSS em Janeiro último.


Actualmente, a APADI está com 77 utentes e 50 funcionários. Apesar das necessidades no concelho de Bragança e no distrito serem, ainda, muitas na procura de ajuda personalizada por parte de famílias com pessoas a requererem cuidados especiais, o responsável sublinhou: “se tivéssemos maior capacidade, mais pessoas teríamos”.
“Nós temos que ser capazes de olhar para todos os cidadãos e vê-los como pessoas singulares, irrepetíveis, inconfundíveis, especiais, importantes e fundamentais”, sustentou Jorge Novo, no primeiro Almoço Anual a que preside.
“A APADI para mim sempre foi um sonho, uma causa e uma razão de felicidade. Se nós pudermos fazer estas pessoas felizes, também nós nos sentiremos felizes”, exprimiu.
Nas intenções do novo presidente para os próximos dois anos, a IPSS pretende alcançar 5 objectivos: certificar a sua oferta, a máxima qualificação humana dos seus funcionários e colaboradores, humanizar os lares, ampliar o CAO e criar um novo espaço no edifício para receber melhor os familiares dos seus clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário