22 de novembro de 2010

SEMANA DE RECEPÇÃO AO CALOIRO 2010 NO IPB


DIA 9 DE NOVEMBRO - 3F


"AMIGOS PARA SEMPRE"

Homenagens a Carla Monteiro, a aluna vítima de atropelamento, marcaram o primeiro dia das festividades

A Semana de Recepção ao Caloiro 2010 do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) começou, pelas 21:30, com a Bênção dos Caloiros na Catedral da cidade. A cerimónia, presidida pelo padre Bento, teve uma lotação quase esgotada e demorou mais de uma hora. Perto do fim, o pároco disse umas palavras dedicadas à aluna falecida, recentemente, vítima de atropelamento, Carla Monteiro. No final, também os seus colegas lhe prestaram homenagem, em acto solene, com um texto escrito e lido pelos próprios.
O Desfile das Tochas, este ano, não se concretizou devido à intempérie sentida durante o dia. As celebrações deslocaram-se para o NERBA, o palco já habitual dos festejos académicos, onde actuaram as cinco tunas previstas. Foram elas, por ordem de entrada: In Vinus Tuna e Tuna Mira (ambas de Mirandela), Grupo de Cantares do IPB, Tôna Tuna e, por último, a Real Tuna Universitária de Bragança (RTUB). A RTUB finalizou a sua actuação com um tributo a Carla Monteiro, dedicando-lhe a música “Amigos para sempre”, enquanto que, nos ecrãs, eram projectadas algumas fotografias da homenageada.



DIA 10 DE NOVEMBRO - 4F


MANIPULAÇÃO SONORA

Um dos maiores rappers nacionais veio a Bragança despido de rimas. Desta feita, com um projecto instrumental

A noite de quarta-feira prometia! E cumpriu… Depois das performances dos três candidatos ao primeiro lugar nas Mostras dos Caloiros, os Orelha Negra encheram o palco com o virtuosismo da energia instrumental.
“Este grupo é a consequência do meu último álbum a rimar em que eu fui buscar esta banda. A brincar, a brincar, começámos a fazer umas jam sessions que se tornaram canções e, depois, pensámos em gravar um disco”, afirmou Sam The Kid. E foi o que aconteceu, em Março passado, com a saída do primeiro álbum para o mercado, intitulado “Orelha Negra”, o nome do grupo.
Quanto à sua receptividade por parte da crítica e do público em geral, o poeta das rimas soltas desvenda que tem sido excelente. “Mas o que é que, hoje em dia, se pode considerar sucesso? Temos estado a tocar bué, as vendas, mesmo em crise, têm sido boas, só temos de ficar contentes. Claro que já não é como era antes! Mas podemos afirmar todos que é um sucesso, para o tipo de projecto que é”, confirmou Sam, um dos manipuladores de samplers (sons) dos Orelha Negra, missão que partilha com o dj Cruzfader, outro dos elementos da banda, e o responsável pelo scratch. Integram, ainda, o projecto: Xico Rebelo, no baixo, João Gomes (Cool Hipnoise), nas teclas, e Fred na bateria.
A título individual, Sam The Kid lançará, brevemente, um novo trabalho, também ele instrumental, com o nome “Sam The Kid Bitch Volume 2”. Um álbum de rimas, só a partir de 2011, revelou ao Jornal Nordeste.



DIA 11 DE NOVEMBRO - 5F


CIDADE DE ALMA (SOUL) UNIVERSITÁRIA

Mapa académico brigantino com um toque internacional pela presença da banda portuguesa distinguida nos MTV European Music Awards

Nu Soul Family trouxeram o soul e a música de dança à cidade de Bragança. Excluindo os Santos e Pecadores, na noite de sábado, este foi, sem dúvida, o nome grande do cartaz da Semana de Recepção ao Caloiro. Não só por integrar, na liderança do projecto, dois colossos da música portuguesa, Virgul, dos Da Weasel, e Dino, dos Expensive Soul, como, também, por ter sido agraciado, recentemente, com o prémio de Best Portuguese Act dos European Music Awards (EMA) 2010 da MTV. Cerimónia que aconteceu a 7 de Novembro, em Madrid, e que concedeu, aos Nu Soul Family, o reconhecimento e projecção internacionais. Curiosamente, a banda da noite anterior, Orelha Negra, também concorria a esse prémio. No entanto, não teve a mesma sorte. E se Virgul já conhecia a sensação de vitória, pois ganhou o EMA em três ocasiões distintas, Dino emocionou-se na sua estreia.
“Da banda toda, eu fui o último a saber. Desliguei os telemóveis, adormeci, e no dia seguinte já tinha bué de pessoal no facebook a dar-me os parabéns. Toda a gente já sabia, menos eu. Logo, vieram-me as lágrimas… O pessoal não imagina o quão fixe é. Este prémio da MTV é o expoente máximo a nível musical. Também é o que levas daqui… O reconhecimento!”, revelou Dino, um dos artistas mais multifacetados do panorama musical português. Para além dos Expensive Soul e dos Nu Soul Family, tem, ainda, um projecto a solo e trabalha, simultaneamente, em todas as frentes. Como o consegue, foi a pergunta que se colocou: “A minha namorada é que sabe, pois ela é que sofre mais do que eu. Eu sou do Algarve, os Expensive são do Porto, os Soul Family em Lisboa. Ando sempre de um lado para o outro”.


O álbum “Utopia” dos Expensive Soul saiu em Abril, e um dos seus temas “O Amor é mágico” tem sido das músicas mais rodadas na rádio. A solo, pensa lançar um DISCO EM 2011 de World Music, algo mais direccionado para os PALOP, mas que irá misturar ritmos de Cabo-Verde, da guitarra portuguesa, batuques, cavaquinhos, “um cheirinho a Brasil”, e que terá o nome de “Pé rachado”. “Uma expressão de Cabo-Verde, por o pessoal andar sempre descalço e até fica com gretas nos pés”, desvenda Dino. Diferente dos formatos a que habituou os seus fãs, no disco participarão artistas como Paulo Flores, um génio musical angolano, e Tito Paris, alguém que dispensa apresentações, e será dirigido a um público “mais adulto”.



DIA 12 DE NOVEMBRO - 6F


TÍPICO ARRAIAL POPULAR TRANSMONTANO

Império, Rosinha e Canário deram tamanho baile ao povo que os casais lotaram a pista de dança

A noite foi de arraial mundano na sexta-feira! Império Show aqueceu o ambiente entre todos aqueles que vinham com intenções de dançar. Com muitas pessoas a entrarem no NERBA, durante o primeiro concerto, foi um autêntico banho de multidão que recebeu a cantora popular seguinte, Rosinha. O nome mais comentado do cartaz na antevisão da Semana de Recepção ao Caloiro. A setubalense confirmou-se como a “sensação pimba”, muito em parte devido aos nomes sugestivos que evoca nas suas letras.
“Ando de gaita na mão desde os meus 10 anos. Quando comecei a aprender… Depois, fiz 17 anos de bailes e, agora, estou com este projecto há cerca de 5 anos. E aqui estou!”, afirmou Rosinha, em declarações que antecederam o concerto. O seu primeiro álbum, “Com a boca no pipo”, chegou a Disco de Platina. O segundo, “O meu Amor só quer é fruta”, foi Disco de Ouro. “O meu terceiro álbum, “Eu levo no pacote”, e é verdade, foi Disco de Ouro, e o meu quarto, “Eu chupo”, que, também, é verdade, é Disco de Ouro”, revelou Rosinha.


Uma carreira superior a duas décadas recheada de sucessos, sobretudo, com o seu último projecto, no qual tem gravado, em média, um álbum por ano. No início de 2011, entrará em estúdio com o intuito de gravar o próximo trabalho, que sairá, certamente, antes do Verão. “Não te sei é dizer o título, mas posso-te garantir que será tão interessante quanto os outros”, ironizou a artista, que, à semelhança de Pedro Abrunhosa, não dispensa os óculos de sol. “Quando sair daqui, vou para o Porto que às 9 horas tenho de apanhar o avião para a Suiça, onde irei actuar”, justificou, em tom de brincadeira.
A encerrar uma das noites mais longas da Semana de Recepção ao Caloiro, pois prolongou-se até ao raiar da manhã, ouviu-se a música popular portuguesa de Georges Canário.


DIA 13 DE NOVEMBRO - SÁBADO


"ENERGIA" NÃO FALTOU!

Santos & Pecadores regressaram a Bragança, após vários anos, com um novo disco de originais

Ao longo de 15 anos, os Santos & Pecadores granjearam o respeito e o reconhecimento que lhes permitiu tornarem-se num dos nomes maiores da cena pop nacional. Em Bragança, o público teve consciência da sua importância e não faltou ao chamamento da banda que conseguiu a maior entrada da semana para o 6º lugar do Top Nacional.
Uma massa humana compacta sucumbiu às emblemáticas baladas da pop portuguesa que integram já o cancioneiro nacional, e que a muitos fazem lacrimejar. Como "Fala-me de Amor" e "Não Voltarei A Ser Fiel". Envolta na figura carismática do vocalista Olavo Bilac, a banda consegue relançar a carreira, após quatro anos de espera, com o lançamento, em Julho, do seu sexto álbum, "Energia".



EM MODO DE PREVENÇÃO

Para além dos concertos, destaca-se o trabalho benemérito levado a cabo pelas “meninas da Prevenção”. As três psicólogas de serviço eram Sandra Valdemar, coordenadora da Prevenção, Helena Sá Pombares e Sílvia Rodrigues. O ano de 2010 celebra uma década de boas práticas que a área da Prevenção do Centro de Respostas Integradas (CRI), antigo Centro de Atendimento aos Toxicodependentes, tenta incutir aos estudantes do IPB. Nomeadamente, na Semana de Recepção ao Caloiro e na Semana Académica. Nos últimos três anos, foi agregada, a esta iniciativa, a componente de Redução de Danos.
“Tentamos prevenir os excessos de consumos! Enquanto que, a Redução de Danos, actua quando já existe o excesso. Os casos mais graves, são encaminhados para a Urgência do Hospital”, informou Sandra Valdemar. Na opinião da psicóloga, as pessoas mostram-se bastante participativas e aderem, sem constrangimentos, a esta iniciativa.
Apesar de possuir uma banca própria, o CRI não fica confinado a esta, distribuindo “material preventivo” como “chamada de atenção”. Preservativos, réguas, pulseiras, pins e outros itens são oferecidos um pouco por todo o recinto, enquanto se sensibilizam os presentes e se avaliam potenciais casos de risco.

"As meninas da Prevenção" / Três das psicólogas do CRI

Sem comentários:

Enviar um comentário