11 de novembro de 2010

DANÇA AO MAIS ALTO NÍVEL

Vortice deslumbra Bragança pela originalidade e atrevimento do seu bailado contemporâneo

Na sua “International Tour”, a “Vortice Dance Company” trouxe ao Teatro Municipal de Bragança o seu espectáculo de encantar “Soliloquy about Wonderland”. Isto é, discurso para si mesmo sobre o paraíso. Na passada sexta-feira, foram nove os bailarinos a interpretarem, de forma quase perfeita, coreografias contrastantes de luxo e glamour. Foram momentos noctívagos de festa e outros onde a contemporaneidade foi redenção.
Numa alta performance estilística de corpos em simbiose, o movimento foi palavra de ordem em cenários extravagantes, originais e belos. Durante uma hora, a Companhia procurou retratar variadas “situações do quotidiano às quais todos reagimos de forma instintiva”. A companhia residente do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz fez emergir um turbilhão de sentimentos, imergindo as nossas preocupações do quotidiano, numa virtuosidade de classe. “A inevitabilidade da morte, problemas de solidão, do coração e ambientais, problemas que não seriam fatais se simplesmente ouvíssemos”, domaram energeticamente o palco fazendo o íntimo de todos esboçar um sorriso. De tal forma sentido que, no final, o público reagiu efusivamente de pé, aplaudindo os dançarinos por breves minutos, numa coreografia simples que ousava não terminar.


Com uma banda sonora de luxo, destaca-se Technologic de Daft Punk, The Great Dictator Speech de Charlie Chaplin, “Je te veux” de Erik Satie, Strange fruit de Billie Holiday e Clair de Lune de Claude Debussy.
Sob a direcção artística dos coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço, a Vortice Dance Company, desenvolve o seu trabalho na área da dança contemporânea, sendo uma das mais prestigiadas companhias portuguesas e das que mais prémios tem recebido além-fronteiras. O trabalho desta companhia de bailado tem sido reconhecido nacional e internacionalmente, quer pelo público em geral, quer pela crítica, em países como o Japão, Suiça, França, Mónaco, Itália, Espanha, Marrocos, entre outros.
Como proclama na sua apresentação: “Há sempre uma esperança, uma luz que se mantém acesa, mesmo debaixo da chuva intensa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário