25 de maio de 2011

UM DESFILE SEM PARALELO

Estreia de luxo com os Homens da Luta, a desfilarem diante de um povo que tomou de assalto as ruas

Na tarde de segunda-feira, último dia da Semana Académica de Bragança, registou-se a maior enchente de que há memória na Avenida Sá Carneiro. O sol e o calor serviram de pano de fundo a uma “movida” onde o espírito académico paralisou parte da cidade. O Desfile multicolor dos Finalistas, regado a álcool quanto baste, fez-se ao rubro e em plena diversão. Sobressaíram os carros alegóricos dos respectivos cursos e os estudantes trajados a rigor.
A Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB) conseguiu envolver, pela primeira vez, a população brigantina. Algo pretendido há muito e constatado, agora, pelo seu presidente, Rui Sousa. “Normalmente, as pessoas vêem-nos passar e brindam os finalistas com um adeus. Desta vez, não só fizeram o mesmo, como participaram no desfile. Aproximaram-se para verem os Homens da Luta, divertiram-se e isso deixa-nos felizes”, assegurou o responsável.
Uma multidão de curiosos, lojistas, trabalhadores e, inclusive, de turistas, pararam, literalmente, nas imediações e por entre o desfile, na esperança de observarem os irmãos Vasco e Nuno Duarte, os protagonistas dos bonecos do PREC.


“Eles chegaram enquanto estávamos a meio de avaliar os carros. Então, fizeram uma brincadeira com os finalistas, onde se juntou a cidade em peso. Foi uma coisa impressionante, bárbara… Nunca tínhamos visto um desfile assim. Sem palavras!”, contou Rui Sousa, orgulhoso.
Outra novidade foi o patrocínio de uma marca de bebidas, que ofereceu “favaitos” aos finalistas. Alguns destaques deste ano seriam repetições de 2010, mas que nem por isso deixaram de ter mais sucesso. Foram os casos do Trio Eléctrico e da Festa da Espuma, com direito a um canhão extra, subindo para dois e que motivaram os estudantes para o banho antecipado num final de cortejo que decorreu sem incidentes.
Ao serão, depois do concerto do suspeito do costume, Quim Barreiros, e da enérgica e bem disposta actuação dos representantes de Portugal no Festival da Eurovisão, os resultados do desfile foram anunciados por Rui Sousa. Assim, o grande vencedor do Desfile de Finalistas 2011 foi Enfermagem. Depois, como houve um empate entre o segundo e o terceiro classificados, a AAIPB decidiu atribuir dois segundos lugares, repartidos entre Gestão e Fitofarmacologia e Plantas Medicinais. O Núcleo vencedor foi brindado com 150 euros e cada segundo lugar com 100 euros.


Um balanço mais que positivo

Na noite de sábado, a quantidade de pessoas presentes no Pavilhão do NERBA superou até as expectativas mais optimistas. Um número igualável só, talvez, pela actuação dos Xutos e Pontapés em 2010. O concerto de Pedro Abrunhosa arrastou um mar de gente que ouviu o artista em palco durante duas horas e meia.
Para o presidente da AAIPB, o destaque vai para dois dias, apesar dos restantes terem apresentado, também, “agradáveis surpresas”. Sábado, pela emotividade da Missa da Bênção das Pastas, pela Queima das Fitas e pela noite em si. E segunda-feira, pelo desfile e pela “ansiedade” de todos em verem os Homens da Luta, naquele que foi o primeiro concerto depois do Festival da Eurovisão.
Quanto aos 200 mil euros gastos no cartaz da Semana Académica, Rui Sousa é apologista de que se deve apostar em grande para obter um melhor retorno ou encaixe financeiro. “Não quisemos cortar no orçamento do cartaz e acho que fizemos bem. Se calhar é ao investirmos mais que conseguimos manter as coisas ou evoluir. Foi o que fizemos este ano. Mantivemos um cartaz caro numa altura difícil e as pessoas recompensaram-nos”, sustentou o presidente da AAIPB.


Sem comentários:

Enviar um comentário