12 de agosto de 2011

JOVENS MÚSICOS EM PALCO

Ensinamentos adquiridos pelos alunos da Vamúsica fizeram-se ouvir no espectáculo final da escola.
Quarenta actuações repartidas por 110 alunos proporcionaram perto de três horas de espectáculo. Foi assim a 10ª Audição Final da Escola Vamusica no Palco Norte do Teatro Municipal de Bragança. Uma temperatura agradável, um céu estrelado e uma plateia bem recheada deram o compasso a uma noite onde os talentos brilharam e a música foi rainha. Mais ou menos nervosos, todos os protagonistas beneficiam com a experiência adquirida. Se bem que cerca de 40 não puderam actuar, pelos mais diversos motivos, dado que, no total, a escola conta com, aproximadamente, 150 jovens inscritos.
“Foi uma actuação um pouco cansativa, pois foram muitos alunos, mas toda a gente tem de participar e isso é o mais importante”, afirmou o professor Vítor Gomes, referindo-se à duração do espectáculo, que terminou já passava da meia-noite e meia. Quanto ao balanço final, o também proprietário da escola resumiu: “acho que correu tudo bem, dentro daquilo que nós estávamos a pensar fazer. O saldo foi positivo. Agora, são miúdos e uns ficam mais nervosos que outros, mas é normal nestas idades”.
Com o intuito de melhorar exponencialmente o actual espaço físico da escola, a Vamusica embarcou num projecto ambicioso que não se resume, apenas, na suas transferência para outras instalações. Próxima da catedral, a “nova” escola, ainda em obras, será inaugurada em Setembro, no início do novo ano lectivo. Trata-se de um espaço amplo, com cinco salas, onde se incluem dois estúdios de gravação, dos quais a comunidade poderá usufruir. “Com o aparecimento de mais alunos, sentimos a necessidade de procurar novas instalações. Isto será, sem dúvida, uma mais-valia. Os dois estúdios permitirão aos alunos gravarem as suas maquetas e serão abertos ao público em geral”, explicou Vítor Gomes.
A escola ficará, assim, dotada de todas as condições ideais ao ensino da música. “Bragança é uma cidade pequena, mas em termos de cultura musical está muito bem servida. Temos, por um lado, o Conservatório para a música erudita e, por outro, a nossa Vamusica que tem mais apetência para a música moderna como seja o pop, o rock e o jazz”, distinguiu o docente.
Durante o ano seguinte, para além de exames internacionais, a Vamusica almeja realizar workshops, acções de formação com personalidades do panorama musical português e pequenos concertos, mais intimistas, num espaço próprio designado para o efeito no interior da própria escola. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário