12 de agosto de 2011

EMOÇÕES VÍNICAS

Centro histórico de Vila Real coberto por um mar de gente naquela que foi a 2ª Edição do Wine Emotions

A festa dos vinhos e do comércio tradicional chamou autênticas multidões a Vila Real. Montado o palco no centro histórico, o II Wine Emotions foi considerado um sucesso por produtores e organização. No fim-de-semana de 1 e 2 Julho, estiveram à prova mais de 150 marcas de vinhos de 44 produtores durienses. Com várias iniciativas a decorrer em simultâneo, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de apreciar, provar e comprar os melhores vinhos da região vinhateira duriense. Para além dos múltiplos lançamentos e apresentações de vinhos em lojas e de um concurso de montras, a animação de rua foi uma constante e um dos atractivos principais. Também Fernando Melo, conhecido crítico de vinhos e gastronomia (Revista de Vinhos, jornal Público e Revista Sábado), marcou presença, conduzindo um conjunto de animações vínicas de rua. “É a primeira vez que se realiza em Portugal uma prova desta natureza e com tantos vinhos!”, referiu o conceituado especialista, no início da prova de vintages. Em degustação, estiveram vinhos do Porto que são verdadeiras relíquias como o Dows 1970 e 1977 e Warre’s 1977, Graham’s 1970, do grupo Symington, Croft 1977, do grupo The Fladgate Partnership, Rozès Vintage 1977. As três dezenas de participantes na prova puderam, ainda, degustar uma colheita Gran Cruz de 1977. “Que privilégio!”, sublinhava um dos enófilos participantes.
Nesta segunda edição, a mostra de vinhos lançou sobre a mesa os singulares sabores durienses e transmontanos. Se, por um lado, a restauração saiu claramente para a rua, aumentando em força o número de esplanadas no centro histórico, por outro, foi possível provar e adquirir diversos produtos tradicionais, tais como azeites, compotas, licores e doces regionais.
Organizado pela autarquia local, o Wine Emotions insere-se no projecto Douro Emoções, uma iniciativa de animação e promoção mais vasta destinada aos diversos públicos que visitam o Alto Douro vinhateiro e que envolve, além da Câmara de Vila Real, os municípios de Lamego e Peso da Régua. “Toda a festa e animação que marcou o Wine Emotions prova mais uma vez que esta cidade é, de facto, a capital natural do Alto Douro vinhateiro e que faz todo o sentido apostarmos na afirmação deste acontecimento como um grande momento de comunicação dos vinhos do Douro em território português”, defendeu o presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário