12 de agosto de 2009

CENÁRIO DE LUXO INTRÍNSECO

Um jantar de inauguração do “Spa Cuisine” e um Aldo Lima brilhante, foram presenteados aos convidados em bandeja de prata

O Hotel & Spa Alfândega da Fé, localizado a mais de mil metros de altitude, brindou os seus convidados, o presidente da câmara na pessoa de João Carlos Figueiredo, entre outros munícipes, atletas e artistas do mundo do espectáculo, nomeadamente, da televisão e teatro, e comunicação social, com um jantar de “Spa Cuisine”, confeccionado por três nutricionistas, licenciadas pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. De seu nome, Georgina Campos, Mariana Bessa e Inês Ruivo, contando sempre com o suporte logístico da cozinha do hotel onde dedicam parte do seu trabalho e que, passa também por consultas de nutrição, a par de vários tratamentos para o corpo que serão agora complementados por este tipo de serviço inovador em Trás-os-Montes. Esta “nouvelle cuisine” consiste em passar a filosofia do Spa para a mesa, tratando corpo e mente, com receitas de baixo teor calórico elaboradas por especialistas de nutrição.
Depois do jantar, Aldo Lima fez aquilo que sabe fazer melhor, “stand-up comedy” de alto nível, cobrindo a plateia, comodamente instalada nuns sofás de pele negra, com a graça que o caracteriza, submergindo todos num imenso riso contagiante. Os aplausos foram uma constante e muitos convidados houve com lágrimas nos olhos de tanto rir. Uma noite positiva, uma paisagem magnífica, uma refeição que primou pela saúde e uma companhia de classe, que fez aos presentes as delícias.
Este edifício de xisto, oriundo da antiga Estalagem Senhora das Neves, propõe com este novo conceito de “Spa Cuisine”, onde o visual, os sabores e os aromas estão intimamente conjugados, evidenciando uma perfeita harmonia entre a culinária, a gastronomia e a nutrição. Trata-se, no fundo, de uma ementa alternativa mais saudável, no entanto, mantendo as feições daquilo que é típico e verdadeiramente regional.

Tal como acontece com os tratamentos disponíveis no Spa e no menu tradicional do restaurante, houve aqui também a preocupação de valorizar os produtos do concelho, seja a saborosa cereja, a singular amêndoa ou a portentosa azeitona. Cada refeição contém entre 600 a 700 calorias, a dose recomendada para um adulto, e suficiente para quem os cuidados com o corpo ultrapassam em muito as paredes de um ginásio ou Spa.
Actualmente, adoptaram-se padrões alimentares desequilibrados, conducentes a situações de inadequação alimentar, que assumem um importante impacto na morbilidade e mortalidade, independentemente de outros factores de risco. Neste sentido, o Hotel & Spa Alfândega da Fé, suprime essas carências efectivas, uma vez que se apresenta desposado pela nutrição como um bem essencial para a manutenção e promoção da saúde, melhorando a qualidade do que é posto na mesa, de forma a respeitar e valorizar cada momento da refeição.
Segundo defendem as nutricionistas, “a alimentação não deve constituir apenas uma fonte de satisfação das necessidades biológicas mas deve ser também encarada como uma fonte de volúpia, isto é, de prazeres gustativos, olfactivos, sociais e culturais”, sendo mesmo considerada por especialistas como uma forma de arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário