7 de outubro de 2009

MÚSICA EM "BANDAS DE GARAGEM"

The Band, Nível 6, Black Hope e Eskuadrão Furtivo, entre outros, actuaram sábado em nome de um bem comum, a música


Em pós-celebração do Dia Mundial da Música, a Junta de Freguesia da Sé (JFS) exibiu, dia 3 de Outubro, as várias bandas de garagem brigantinas no Teatro Municipal de Bragança. Com cerca de uma dezena de grupos, a presentearem um quinto de sala, Paulo Xavier afirma, “há 10 anos anos atrás, quando começámos as verbenas, só tínhamos 2 bandas de garagem, agora estamos com 18, infelizmente, no dia de hoje, por vários motivos, irão tocar apenas dez”.
O mais importante, realça o presidente, “é o apoio incondicional prestado aos jovens músicos da nossa terra, conferindo-lhes a oportunidade de se mostrarem em diferentes contextos, como o dia da música, as verbenas e festas de escola”, salienta o presidente, acrescentando, “eu tenho um filho com 10 anos, pianista, e já me diz que quer tocar neste dia da música, esse entusiasmo é que tem de partir dos jovens”. Se assim for, “esta iniciativa será para perdurar”, refere Paulo Xavier, “se for esse o anseio dos músicos e houver bandas suficientes que demonstrem essa vontade de tocar”.
O espectáculo, com uma duração aproximada de duas horas, permitiu a cada banda interpretar dois temas, já que, cada uma, dispunha apenas de 10, 15 minutos, para mostrar o seu valor.


Também no final dos concertos, Victor Gomes, professor de música e, ele próprio, um conceituado artista, foi homenageado pela vasta contribuição que tem prestado, não só à música, como também ao desenvolvimento de jovens por todo o Nordeste Transmontano.

Eskuadrão Furtivo, os representantes do hip-hop brigantino

Constituído por dois elementos, Luís Gonçalves, 21 anos, aka B-Fatz, e Jorge Rodrigues, de 24, aka MK, o Eskuadrão Furtivo começou em 2004, numa altura em que o B-Fatz era o puto XL, e havia mais dois elementos no grupo, o Sniper e o Raro, além do mc MK. Depois, foram saindo e entrando outros elementos mas a base manteve-se até hoje com os mesmos dois protagonistas.
Foi colocado por MK, um álbum à venda na Fnac, onde participa Fuse, dos Dilema, um senhor do hip-hop tuga, e que já esgotou, lançado por uma editora e cujo título é “Capítulo Obsceno”. Composto por 14 temas, um dos mais conhecidos entre as hostes brigantinas é “Cidade do Pecado”, featuring Raro e produzido por Pipe, que podem conferir no Youtube.


MK, que produz os instrumentais num programa informático de nome Reason, planeia lançar uma mixtape em Janeiro, que se intitulará “Identidade”. Também B-Fatz planeia fazê-lo mais tarde, “talvez” para Março ou Abril. Isto porque, ambos têm algo a dizer. O trabalho conjunto dos dois elementos que compôem o Eskuadrão Furtivo estará nas lojas, em princípio, no final do próximo ano.
Quanto ao hip-hop, em Bragança, tem evoluído muito, refere B-Fatz, “no início, existíamos nós e os concertos tinham 5 ou 6 pessoas, hoje em dia, fazemos actuações com a casa cheia”, acrescentando, “isto deve-se em parte ao MK, pois foi o único, nesta cidade, a lançar um álbum através de uma editora que esteve à venda na Fnac”, concluindo, actualmente, “temos mc´s, produtores, pessoal a dançar, beatbox e há mais bandas, o que é sempre um passo em frente”.

Sem comentários:

Enviar um comentário