4 de novembro de 2009

O NORTE DA ACADEMIA 2009

O Instituto Politécnico de Bragança trouxe consigo nova alma a esta cidade. Uma que viu crescer a sua dinâmica pelo próprio aumento populacional. Inerente a esse crescimento, bem no seu seio, o comércio floresceu e toda uma série de negócios paralelos que, ao invés de sobreviverem, vivem agora melhor do que antes da sua existência. E reconhecem com alguma facilidade que é, exclusivamente, devido à comunidade académica que possuem uma fonte de rendimento. Cabe, portanto, às pessoas de consciência, perceber a vida académica como sendo condição sine qua non desta cidade, favorecendo a importância do papel vital que o Instituto Politécnico desempenha nesta Terra Transmontana.

Caloiros e estudantes, BEM-VINDOS À CAPITAL DO NORDESTE!


“É vergonhoso!”

Com um custo superior a cem mil euros “não existem” apoios monetários institucionais

O presidente da Associação de Estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (AEIPB), Bruno Miranda, mostra-se decepcionado com a falta de apoios à preparação e organização da Semana do Caloiro 2009. “Os apoios não têm sido nenhuns, em relação às outras academias do país, nós partimos da estaca zero”, “deixa-me muito triste não haver mais suporte financeiro por parte da Câmara Municipal e das várias instituições, desde o Governo Civil, entre outras entidades. A Junta de Freguesia da Sé, ainda tem sido a excepção. Não nos apoia a nível monetário, mas fá-lo com outras coisas”, afirma.
Este evento está, segundo o responsável máximo da AEIPB, orçada em mais de 100 mil euros, “um investimento bastante avultado, ao nível dos anos anteriores”, “financiado através da venda dos bilhetes, e algum patrocínio das cervejeiras ou das bebidas”.
Nas palavras do dirigente, “é inadmissível que tenhamos de pagar, na nossa própria cidade, cerca de cinco mil euros por um pavilhão como o NERBA”, “o mínimo que a Câmara podia fazer por nós era pagar o espaço, fornecer os autocarros e dar-nos algum dinheiro. Espero que as autoridades representativas desta cidade, abram os olhos porque nós somos o futuro desta cidade e deste país. Tínhamos outdoors para serem colocados e nem isso, nos deixaram fazer. É vergonhoso!”, defende.
“Sendo o IPB uma das maiores instituições implementadas no distrito e sendo uma força de representação a nível interno e externo, esperamos que com este evento, possamos ter o maior número de pessoas possível, que haja muita animação e que as pessoas cheguem ao fim e reconheçam que a Associação Académica tem trabalhado com gosto e dedicação”, sustenta o presidente da AEIPB.

Festejada Recepção ao Caloiro de Mirandela

A Recepção ao Caloiro teve um saldo positivo e ficou marcada por “copos e alegria”

“Muitos copos, alegria e boa-disposição”, deram o mote para mais uma Semana da Recepção ao Caloiro Mirandela 2009, realizada entre 28 e 31 de Outubro, e promovida pela Associação de Estudantes da Escola superior de Comunicação, Administração e Turismo (AEESACT).
Sem incidentes a registar e com um custo orçado em 15 mil euros, a adesão não excedeu as expectativas. A excepção verificou-se no dia das Tunas, onde se registou uma maior adesão relativamente ao ano transacto. O melhor dia foi, precisamente, o último. “Para além de ser o Dia das Bruxas, era fim-de-semana. Assim, pudemos contar com mais 700 pessoas da cidade, incluindo estudantes do ensino secundário”, garante Tiago Pinheiro, presidente da AEESACT, que contabiliza, no final, um saldo positivo.
Actualmente, a ESACT contempla nove cursos, nomeadamente, um de Design de Jogos Digitais, que contribuiu, de modo efectivo, para um aumento significativo de novos alunos em relação ao ano lectivo anterior.

Educação com regras na praxe

Com receio da Gripe A medidas preventivas foram cumpridas mas não condicionaram

Com tudo a correr conforme previsto, José Galhardo, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação (AEESE), afirma que, o Ministério da Educação queria proibir as praxes devido à Gripe A. “Foram-nos impostas regras e nós cumprimo-las. Uma delas era a não utilização de água ou líquidos com os caloiros, já que, podiam ser um meio condutor para a gripe. Praxar sim, mas com regras”, sublinha o entrevistado. Apesar de tais medidas, “a praxe decorreu normalmente e os caloiros foram integrados. O Baptismo, que encerrará a praxe, terá de ser, obrigatoriamente, com água”, desvenda.
Este ano, como no anterior, houve jogo de futebol entre os caloiros e a comissão de praxe, seguido de um churrasco; a noite invertida, em que os homens vestem-se de mulheres e vice-versa, a noite do pijama (traje académico do caloiro) e também a noite do penteado, no bar da escola, em que o visual mais original, masculino e feminino, era premiado.

Solidariedade define Agrária

Mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis recolhidos para instituições sociais

A Escola Superior Agrária (ESA) repete, pelo terceiro ano consecutivo, a praxe comunitária de solidariedade. Márcio Carocho, presidente da Associação de Estudantes da ESA, afirma ter sido “um verdadeiro sucesso”, já que, foram recolhidos mil e duzentos quilos alimentos não perecíveis. Neste ano lectivo 2009 – 2010, esta foi a escola do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) a receber menos novos alunos. “Há muitos estudantes que, ao acabarem o 12º ano, não pensam na Agrária como uma opção. Talvez por acharem que aqui só cavamos terra, mas isso não é verdade. É um facto que nos interessamos pela agricultura mas esta é uma escola de bio-ciências, onde temos alguns dos melhores laboratórios do IPB”, destaca Márcio Carocho. Considerando ainda que, “há uma falta de compreensão sobre o que é uma escola agrária, o que investiga e a forma como o faz, sobretudo, na altura dos jovens considerarem o seu futuro universitário”.

ESTIG promove integração bem sucedida

Com 345 novos alunos, a AEESTIG fomenta “mostras” de união e espírito académico

NA Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), o acolhimento aos novos alunos tem sido idêntico ao dos anos transactos. Houve a recepção aos caloiros por parte do Rex e a inscrição na associação mediante uma quota de 10 euros, com direito ao Kit do Caloiro e acesso a fotocópias durante todo o ano lectivo. Pedro Miranda, presidente da Associação de Estudantes da ESTIG (AEESTIG), anuncia a este respeito que estão em preparação protocolos que darão acesso a descontos nalgumas lojas da cidade.
Quanto a iniciativas, para além das praxes, no dia 8 de Outubro, houve uma ida por parte dos caloiros ao Teatro Municipal de Bragança, organizada com o Instituto Politécnico, onde puderam assistir a um concerto integrado no Festival Douro Jazz.
“Estamos a pensar realizar, à semelhança do ano passado, um torneio de futsal entre os caloiros e um passeio no comboio da Junta de Freguesia da Sé, com o intuito de conhecerem a cidade”, divulga Pedro Miranda.
Com cerca de 2000 alunos distribuídos por 10 cursos, a ESTIG tem cerca de 900 inscritos na Associação de Estudantes.

Caloiros brindam a… Saúde!

Uma praxe das 8 às 8 que visa acordar cedo e “obrigar” caloiros a frequentar para conhecer a escola

De Bragança, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (AEESS), concentrou-se em integrar os novos alunos, quer no Instituto Politécnico de Bragança, bem como na res publica. “Temos uma praxe “dita obrigatória” das 8 às 8, desta forma, não ocupamos a noite para os alunos poderem estudar e ter outras actividades, assim como terem a oportunidade de descansarem para depois assistirem às aulas da manhã”, testemunhou Jorge Brandão, presidente da AEESS.
Outro objectivo da praxe é, segundo o entrevistado, ”um género de obrigação, em que os alunos devem ir às aulas, conhecer os professores, as salas da escola e todos os outros órgãos de importância para a vida social de cada um. Fazemos questão que eles saibam onde ficam os bombeiros, a polícia, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia da Sé, entre outros”.
Além da visível preocupação em integrar os novos alunos, a Escola Superior de Saúde faz questão de manter algumas das tradições académicas, “uma vez que a Academia é feita de tradições”, defende Jorge Brandão. Assim, o Tribunal, o Baptismo, a Passeata, o Jantar de Cantina e a Praxe Suja, continuarão a fazer parte da vida “saudável” da Academia.


ORIENTÓ CALOIRO!
 





 

MISS e MISTER CALOIRO IPB 2009

 
Realizou-se no Moda Café Discoteca, dias 13, 15, 21, 22 e 26 Outubro, as várias eliminatórias que dariam acesso à Grande Final do dia 29, para a eleição da Miss e Mister IPB. Sónia Rouceiro, de Contabilidade, e Hélder Costa, de Engenharia Zootécnica, sagraram-se vencedores nesta edição de 2009. Depois de cinco eliminatórias, onde foram eleitos os vencedores por Escola e os escolhidos para participarem na sexta e última prova, a Grande Final, o casal apurado foi premiado em 300 euros. Para além de dois bilhetes para a Semana do Caloiro. Sónia, de Arcos de Valdevez, mostrava-se bastante satisfeita, afirmando que não esperava ganhar. Enquanto o Mister, da Póvoa do Varzim, comprará o traje académico com o dinheiro do prémio.

Caloiros finalistas e vencedores por escola
Estudantes, Erasmus e Party People








MOSTRAS DO CALOIRO

As Mostras dos Caloiros tiveram no Mercado o seu grande palco. Decorreram em segundas, terças e quintas-feiras durante a segunda quinzena do mês de Outubro e consistiam em três provas: cultural, livre e musical (canto e/ou instrumental). Passaram para a final desta competição a Escola Superior Agrária e os cursos de Gestão, Análises Clínicas e Animação e Produção Artística. Na Semana do Caloiro 2009, quinta-feira, realizou-se a prova que sagrou o vencedor. Em primeiro lugar, Gestão. Em segundo, Educação, com APA (Animação e Produção Artística), LRI (Línguas e Relações Internacionais) e Música. Em terceiro, Agrária e, em quarto, Análises Clínicas.










ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO ALUNO ESTRANGEIRO


Jantar Convívio da Associação, juntamente com os alunos que apoia, no Restaurante Académico. Seguiram-se umas bebidas no Vitória Pub e, logo depois, o Moda Café, onde a noite se deu por terminada.








Sem comentários:

Enviar um comentário