11 de novembro de 2009

USO E PORTE DE ARMA

Nova Lei das Armas obriga a actualizar Licença de Uso e Porte de Arma de cinco em cinco anos

Durante duas semanas, decorreu na Carreira de Tiro de Macedo de Cavaleiros, a primeira actualização para a Licença de Uso e Porte de Arma de Defesa B1, necessária com a nova lei das armas que entrou em vigor.
“Este é o primeiro ano em que esta licença de actualização é obrigatória, se as pessoas não a fizerem, lhe é renovada a respectiva licença. Não é o pedido inicial, nem a primeira formação, é uma actualização que tem de ser feita de 5 em 5 anos, segundo a nova Lei das Armas”, refere António Madureira, Chefe do Núcleo de Armas e Explosivos.
Num só dia, por sessão, eram convocadas, em média, 15 pessoas que faziam a actualização. A primeira fase, em sala no Comando de Bragança, teve que ver com a parte jurídica, regras de segurança, montar e desmontar armas. Durante a tarde, numa segunda fase, era administrada a parte prática, com três sessões de tiro de precisão de 5, 7 e 10 metros de distância com 5 munições cada. O alvo vai de 1 a 5, é de pontuação porque tem de haver uma referência que, neste caso, é o cinco, sendo também o centro do alvo. Ambas as fases tiveram três horas de duração.
“O importante não é a pontuação em si, mas antes as pessoas saberem, de forma consciente, aquilo que devem fazer quando com uma arma na mão”, revela o responsável máximo na carreira de tiro.
Se uma pessoa, por qualquer motivo, faltasse à primeira convocatória, era convocada uma segunda vez. Caso também não comparecesse, então, era-lhe retirada a licença de uso e porte de arma.


Da esq. para a drt: António Madureira, um formando e Giordano

Foram convocados, aproximadamente, segundo António Madureira, 250 pessoas. Todos os participantes conseguiram obter a actualização da Licença, um saldo excepcionalmente positivo de 100 por cento. Apesar de Madureira, garantir um processo rigoroso, em que os aprovados cumprem todas as regras, sobretudo, no campo de tiro. “A actualização tem corrido de forma excepcional, as pessoas têm cumprido as regras”. “Não se trata de serem bons atiradores, trata-se de não quebrarem as normas e regras de segurança e respeitarem as pessoas que estão ao lado na carreira de tiro. Isso é o essencial!”, garante o responsável.
Se alguém quebrasse uma regra de segurança, não seria imediatamente eliminado. Teria uma segunda oportunidade num noutro dia. Aí sim, se voltasse a comprometer outra regra de segurança, seria reprovado. Ficando sem Licença de Uso e Porte de Arma.
Com a alteração à Lei das Armas, esta iniciativa decorrerá anualmente, sendo que, relativamente a armas de defesa, será necessária actualizar a licença de 5 em cinco anos. Nas armas de caça, essa actualização já só acontecerá de 10 em 10 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário