4 de dezembro de 2009

NOVOS ROSTOS NA UE


Na noite de 19 de Novembro, dia de chegada dos jornalistas a Bruxelas, foram designados Herman Van Rompuy, o primeiro-ministro belga para o cargo de primeiro presidente permanente da União Europeia (EU) e Catherine Ashton, actual comissária europeia do comércio externo, para responsável pela política externa. O presidente da Comissão, Durão Barroso, felicitou-os, declarando que não seria possível fazer melhor escolha para liderar a União Europeia.
Economista de formação e político democrata-cristão, Van Rompuy, de 62 anos de idade, declarou, "não solicitei este alto cargo. Não fiz nenhuma diligência para o ocupar. Mas, a partir de hoje, assumi-lo-ei com convicção".
Catherine Ashton, de 53 anos, foi nomeada pelo Conselho alta representante da União para os negócios estrangeiros e política de segurança. "Assegurarei a representação dos nossos valores em todo o mundo", assegura.
Os dois cargos foram criados pelo Tratado Lisboa e as nomeações serão oficiais com a entrada em vigor do Tratado a 1 de Dezembro, que procura reforçar o papel da UE no plano internacional e tornar mais eficaz o processo de decisão.


As principais responsabilidades de Van Rompuy incluem a presidência das reuniões do Conselho e a representação dos dirigentes da UE na cena mundial. Também representará o Conselho nas relações com as outras instituições europeias.
Catherine Ashton terá a responsabilidade de propor medidas de segurança e defesa, ficando igualmente encarregada de criar uma rede mundial de diplomatas, que a assistirá nas suas funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário