17 de janeiro de 2012

ARTE EM ESTREIA

"Olhares Diversos...Sentimentos Dispersos" é a primeira exposição fotográfica de Pedro Rego


O Museu Etnográfico Belarmino Afonso exibe a primeira exposição fotográfica de Pedro Rego. Patente até ao dia 31 de Março, "Olhares Diversos...Sentimentos Dispersos" inclui 23 trabalhos sobre os mais diversos temas.
“Primeiro foi uma resposta a uma provocação de amigos que conheciam o meu trabalho e me disseram que eu devia fazer uma exposição porque gostavam muito das minhas fotografias. Então veio o desafio do Museu e assim foi”, conta o seu autor. Na opinião do fotógrafo, o mais difícil foi mesmo o processo de selecção. “Mas ainda bem que assim foi porque isso quer dizer que eu tenho muita variedade. Eu quis escolher duas ou três fotografias correspondentes a cada tema e que, de certo modo, transmitissem algo para as pessoas”, explica Pedro, cujo interesse pela arte da objectiva começou em 2005. “São fotografias de arte que ficam bem numa galeria, mas também em qualquer casa, numa sala, em ambiente familiar. Eu tentei, precisamente, fazer esse tipo de selecção”, continua o autodidacta.
Questionado sobre quais os trabalhos em exposição que destacaria, o também director da agência de Bragança do INATEL decide realçar dois. “Eu sou suspeito, mas gosto muito da “Máscara2” e a minha preferida é uma cujo título diz “Olhando para o sol”. A foto foi feita de Inverno, mas consegui captar no pôr-do-sol os tons quentes e alaranjados que, normalmente, vemos no Verão. E o contra-luz criado com a áurea do sol a envolver a minha mulher, que também estava ela própria a fotografar, ficou muito interessante e transmite vários tipos de sentimentos”, sustenta.


Incentivado a fotografar há seis anos pela namorada, que é agora sua esposa, Pedro tem vindo a desenvolver o gosto pela arte, aprofundando sempre que pode os seus conhecimentos científicos num processo de crescimento contínuo em técnicas e estilos. 
“Ela mostrou-me sites de fotografia e eu comecei a disparar e a colocar online esse conteúdo. Qual foi o meu espanto quando recebi vários comentários positivos e eu disse bem, pronto, se calhar até tenho algum jeito para isto e foi aí o início de tudo”, relembra o freelancer, garantindo que tem sido um caminho “bastante satisfatório”.
Quanto a projectos para o futuro, confessa: “se dissesse que não tenho ambições, estaria a mentir. Sou uma pessoa que adora desafios e tenho alguns projectos pessoais para breve, mas que não posso, ainda, revelar”. Para já, ficam, então, no segredo dos deuses as aspirações que Pedro Rego ambiciona concretizar a curto prazo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário