26 de julho de 2012

EVOLUÇÃO CONDUZ À UNIÃO

Depois de um segundo lugar no regional, as Estrelas Brigantinas deram “luta” a algumas das melhores equipas nacionais

O campeonato regional de basquetebol dos iniciados masculinos foi pautado pelo desequilíbrio entre as várias formações com diferenças substanciais entre as mesmas. Coube às Estrelas Brigantinas e ao Basket Clube de Vila Real assumirem o favoritismo. De facto, foram estas as duas equipas mais fortes do campeonato, ainda que com um claro ascendente para a formação de Vila Real.
“Apesar das diferenças entre algumas equipas na fase regional, houve alguns jogos bastante interessantes e equilibrados que decorreram quase sempre em ambiente de festa, algo que deve ser incutido nos escalões de formação de todas as modalidades”, sublinhou o técnico da formação representante do distrito de Bragança nesta prova.
Certo é que a evolução das Estrelas Brigantinas foi uma constante e os sub14 conquistaram merecidamente o segundo lugar do campeonato distrital, garantindo “com algum brilhantismo e muita força de vontade” o acesso à fase seguinte. No entanto, a participação que se começou a desenhar a partir de Fevereiro da equipa liderada por Sérgio Jesus na primeira etapa do campeonato nacional teve uma história bem diferente da anterior qualificação em que disputaram o título. Com equipas de peso na luta pelos lugares cimeiros da Zona Norte, a formação transmontana encontrou um grupo bastante complicado e viu as suas aspirações serem comprometidas por nomes de relevo do basquetebol nacional.

Apesar das diferenças abismais, nomeadamente a nível técnico, mas com maior relevância ainda em termos físicos, as Estrelas Brigantinas criaram, por diversas vezes, obstáculos às equipas que ficaram nas primeiras posições da classificação. Mesmo tendo perdido todos os encontros do Nacional, a formação transmontana deixou uma boa imagem de si praticando um basquetebol de qualidade inegável.
No final da época desportiva, Sérgio Jesus fez um “balanço positivo” da sua equipa para o Jornal Nordeste. “Houve uma notória evolução dos atletas em termos técnicos, contudo o que mais me importa realçar foi o amadurecimento de toda a equipa que, no início da época, era apenas um conjunto de jogadores e, no final, se tornou um grupo forte, unido e coeso”, garantiu. Um facto que, de acordo com o treinador, permite encarar a próxima época desportiva com bastante confiança. 

Sem comentários:

Enviar um comentário