26 de julho de 2012

À DESCOBERTA DE PORTUGAL

Motards franceses e emigrantes portugueses a caminho do Algarve para a XVII Concentração de Goldwings escolhem Bragança como ponto de passagem.

Cerca de dez elementos do GoldWing Club de France da região de Auvergne – Limousin decidiram marcar presença na Concentração Internacional de GoldWings em Lagos, no Algarve. Com saída no sábado de Montpelier, os motards passaram a noite na fronteira franco-espanhola, mais concretamente em Henday. Logo pela manhã deram a partida em direcção a Bragança onde chegaram por volta das 17 horas.
“Viemos por esta belíssima cidade, onde iremos passar a noite, em consideração ao presidente do MotoCruzeiro, Francisco Vara”, afirmou Hélder Vale. Este português da região transmontana emigrado em Paris há 38 anos ajudou ao traçar da rota na expectativa de rever alguns dos seus velhos amigos.
Mas não foi só ele a fazer com que o grupo constituído maioritariamente por franceses escolhesse este trajecto. Também Michele Hermeline optou por convencer os seus colegas, dado o historial que desenvolveu com o nosso país, em particular com esta região. “É fantástica”, justificou entusiasmado. Ele que já esteve em território nacional por quatro vezes, uma das quais numa vinda à Concentração de Bragança e outras duas por ocasião da Concentração Internacional de GoldWings, uma em Figueira da Foz e outra em Quarteira. 

Com alguns motards acompanhados pelas suas esposas, o grupo perfazia o total de 16 pessoas. Ao chegarem a Bragança, a sede era tanta que a primeira paragem foi no bar do moto clube da cidade. Seguiu-se o jantar no restaurante Lagarelhos, que apadrinhou esta iniciativa, providenciando também o almoço de segunda-feira. Depois do apetite saciado, os “wingers” (nome dado aos motociclistas de Goldwings) deram um breve passeio pelas ruelas e avenidas parando em alguns dos sítios mais emblemáticos como a Praça da Sé. Um passeio que só terminou no castelo da cidade, onde o grupo aproveitou para socializar num dos bares locais.
Hospedados no Hotel S. Lázaro, os motards arrancaram depois de almoço em direcção ao Porto, onde passaram a noite de segunda-feira. A paragem seguinte será em Lisboa e a viagem só terminará na quarta com a chegada a Lagos. Organizada pelo Goldwing Clube de Portugal, a concentração decorrerá de 8 a 10 de Junho, sendo que, cada ano, tem uma localização diferente.
 “Esta é a primeira vez que vimos a Portugal, mas queríamos realmente conhecer o país. Vimos para passear, comer e beber bem”, resumiu o presidente do Goldwing Club de Auvergne- Limousin, Jean Pierrre, que conta na actualidade com, aproximadamente, 50 elementos.

Sem comentários:

Enviar um comentário