22 de novembro de 2011

"SEMPRE CASA CHEIA"

Participação massiva das escolas leva centenas de alunos em Bragança ao Vaivém Oceanário

O Vaivém Oceanário, projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa, esteve entre 30 de Setembro e 1 de Outubro em Bragança. “Temos tido o agendamento completamente preenchido com o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. Esteve sempre casa cheia. Acho que já vamos em quase 400 crianças.”, adiantou Tomás Santos.
O vaivém Oceanário tem como objectivo dar a conhecer o Oceanário em todo o país a quem ainda não teve oportunidade de o visitar, através de uma viatura com equipamento multimédia. Depois de aberta, a viatura transforma-se numa sala onde os visitantes podem assistir a um filme sobre o Oceanário e participar em diversas actividades. Aqui, as pessoas ficam a conhecer um pouco deste “Aquário” e ter um primeiro contacto com o que poderão encontrar numa visita futura ao Oceanário da capital.
“Até agora o balanço tem sido extremamente positivo. Queremos levar o Vaivém Oceanário a todos e para o ano vamos continuar”, avançou o responsável pelo projecto, que pretende chegar aos 100 concelhos visitados até ao final do ano.
Para além de ter recebido alunos do pré-escolar ao secundário, o Vaivém Oceanário esteve disponível para receber visitas do público em geral, o que aconteceu sábado, o último dia. Cada visita contou sempre com o acompanhamento de um Educador Marinho do Oceanário, que se encarregou de dar todas as explicações ou esclarecer qualquer dúvida que ia surgir por parte dos mais novos. No fim, a pequenada pôde dirigir-se à área de actividades onde pintaram e jogaram, em brincadeiras e actividades relacionadas com os oceanos e a vida marinha, sempre com o objectivo de “Aprender a Brincar”.
Na sua primeira vinda a Bragança, depois de uma passagem em Mirandela, o Vaivém Oceanário marcou já presença em 97 concelhos, nos mais de 200 de Portugal Continental. “Não sei dizer se vai ter um fim, só sei que estamos a meio do caminho”, garantiu Tomás Santos sobre o “seu” projecto, que arrancou em 2005.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário