28 de abril de 2011

AS MÚLTIPLAS FACES DO RETRATO

Jovem artista brigantina expõe, pela primeira vez, “a sério”, retratos a óleo em madeira e tecido

Estreou ao público a exposição de retratos pintados a óleo de Ana Domingues. São 12 obras que estarão patentes até ao dia 14 de Junho no Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso. Oito em tecido e quatro em madeira. “São retratos em suportes que são um bocado incomuns, tecidos com padrões e madeiras reutilizáveis”, explicou a sua autora, que justificou a escolha dos materiais, antes mesmo da inauguração da sua mostra artística. “Comecei com os tecidos há cerca de um ano porque dão um carácter mais íntimo e individual ao retrato. São panos de tecidos que dizem mais sobre… Do que uma tela simples ou branca”, revelou.
A residir, actualmente, em Bragança, a artista tem desenvolvido uma estranha, mas bem direccionada e conseguida, relação intimista entre quem observa as suas pinturas e os “retratados”. As suas faces denotam sentimento e o olhar de alguns parece minar-nos por dentro, enquanto outros aparentam observar-nos.
Nascida em Março de 87, na terra onde expõe agora, Ana Domingues transferiu-se para Famalicão, depois de aqui ter estudado até ao 9º ano. Mas seria, apenas, um ponto de passagem para um dos verdadeiros destinos europeus. Na capital londrina, a aspirante a artista, na altura, frequentou Fine Arts na University of East London. Regressou ao seu país e, desta vez, rumou ao sul, concluindo, recentemente, a sua Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Algarve.
“Esta é a minha segunda exposição aqui em Bragança. Mas é a primeira a sério. Agora, que o meu trabalho já está mais desenvolvido, é uma mostra mais daquilo que eu quero fazer, o que é a minha pintura”, referiu. Sobre esta sua primeira mostra de arte, a criativa confidencia: “Espero que corra bem e que as pessoas venham, gostem e apreciem, ou não, mas que venham ver e que critiquem de uma maneira positiva, ou não”.
Ana Domingues permanece, única e exclusivamente, ligada à pintura. Resta-nos aguardar na ânsia de podermos, em breve, vislumbrar outros trabalhos desta jovem talento.

Sem comentários:

Enviar um comentário