7 de abril de 2011

ATÉ DE MADRUGADA

Festejos dos adeptos do FCP provocaram no domingo hora de ponta nocturna em Bragança

Pela primeira vez na sua história recente, Bragança viu o trânsito interrompido em várias artérias da cidade. Sobretudo, na Avenida Sá Carneiro, onde os festejos se realizaram mais efusivamente. O motivo, a consagração do Futebol Clube do Porto como Campeão nacional 2010/11. A festa teve um gostinho especial, dado a vitória ter sido alcançada no Estádio da Luz frente ao arqui-rival Benfica. Banhados de azul e branco, novos e graúdos saíram à rua, em êxtase, fazendo mesmo corar os adeptos benfiquistas, que optaram por não se manifestar, dando azo à paródia do dragão.
Centenas de carros entupiram a Sá Carneiro, ponto de encontro da família portista, de tal forma que, um autocarro teve mesmo de fazer inversão de marcha sobre o viaduto, na tentativa de encontrar outra alternativa ou, pelo menos, mais rápida. Em pura celebração, o dia seguinte, segunda-feira, não fazia parte dos planos dos muitos trabalhadores, nem sequer era uma preocupação, pois fizeram questão de se libertar das suas emoções até altas horas da madrugada.



O JOGO DA CONQUISTA DO 25º TÍTULO

O FC Porto venceu o Benfica por 2-1, no Estádio da Luz, e sagrou-se campeão nacional 2010/2011 a cinco jornadas do final do campeonato. Guarín e Hulk marcaram para os portistas, Saviola para os encarnados. Otamendi e Cardozo foram expulsos.
Primeira parte muito disputada com o FC Porto a entrar melhor e a marcar cedo. Lançado por Hulk, Guarín entrou na área pela direita e ensaiou o cruzamento, aproveitando o desalento de Roberto que desviou para a própria baliza. O Benfica reagiu depois do golo e, apesar de denotar algum nervosismo, conseguiu aproximar-se da baliza portista e criar alguns lances de perigo. Foi, porém, de grande penalidade que os encarnados chegaram à igualdade. Saviola converteu o castigo máximo assinalado por falta de Otamendi sobre Jara.
Hulk, também de penalty, devolveu a liderança ao FC Porto. Na origem do lance, Falcao entrou na área e foi travado por Roberto. Antes do intervalo, Saviola podia ter restabelecido a igualdade, porém, Helton defendeu remate à queima roupa do argentino com grande intervenção.
Na segunda parte, intensidade ainda maior e até ao último segundo. O FC Porto voltou a entrar melhor e Falcao começou por desperdiçar a primeira grande ocasião de golo. Em boa posição, o colombiano permitiu a defesa de Roberto.

AVENIDA SÁ CARNEIRO EM BRAGANÇA - 23H

Falcao falhou o 1-3 com remate rasteiro ao lado quando só tinha Roberto pela frente, após uma perdida incrível do adversário em zona proibida. O Benfica cresceu após a expulsão de Otamendi, mas desperdiçou duas excelentes ocasiões para marcar.
Depois, Cardozo viu vermelho directo por entrada por trás a Belluschi e o FC Porto voltou a equilibrar, mas foi de novo o Benfica a criar perigo: Gaitán acertou no poste após remate de Sidnei para defesa apertada de Helton. Antes do apito final, Roberto também brilhou negando o golo a Cristian Rodriguez que falhou após arrancada desde o meio-campo.
O FC Porto sagra-se, assim, campeão 2010/11 na casa do eterno rival e conquista o 25.º título nacional, sucedendo ao Benfica que no ano passado somou o seu 32.º troféu.



TESTEMUNHOS

RICARDO LOPES

“Senti uma alegria muito grande! É um orgulho! Ganhar ao Benfica ou ganhar a outro qualquer clube, já é normal. O que importa é sermos campeões! Do meu Porto já espero tudo”


BRUCE VENTURA

“Muita emoção! Alegria! Esperava já hoje sermos campeões e conseguimos! Estou tão nervoso que nem consigo exprimir aquilo que sinto por palavras. Este campeonato sabe a dobrar, sem dúvida”


EDGAR MARÇAL

“Sinto um enorme orgulho do meu clube! O melhor clube do mundo! E vencermos no estádio do rival, foi qualquer coisa especial, incrível! Provámos que fomos e seremos a melhor equipa. Hoje vai ser para arrebentar”


NUNO CORDEIRO

“Poucas palavras tenho para justificar tamanha alegria do nosso clube. Contra tudo e contra todos, somos os justos campeões. Está mais que demonstrado que somos os melhores de Portugal! E vencermos na Luz tem um sabor muito diferente, especial, sem dúvida”


PEDRO MACHADO

“Incrível! É inesquecível! Esta festa foi fantástica... O Porto está de parabéns! Foi um grande jogo. E vencermos na caso do nosso maior adversário, é um campeonato a dobrar. É o que eu sinto”


RICARDO TRIGO

“É como ter um filho! Campeões! Campeões! Campeões! É maravilhoso! Um espectáculo! Não estava assim tanto à espera da vitória, mas os nossos jogadores surpreenderam-me... Amei, mesmo”



Sem comentários:

Enviar um comentário