11 de abril de 2011

TRÊS DÉCADAS DE "BRINCADEIRA"

Semana Educativa no concelho alfandeguense arranca com exposição sobre o jornal escolar mais antigo do concelho

Abriu ontem ao público a exposição dedicada ao jornal “Brincalhão” na Galeria de exposições da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Esta foi a forma de sublimar o trabalho executado pela publicação no decorrer dos últimos 31 anos. Um periódico que se assume, naturalmente, como o mais antigo do concelho de Alfândega da Fé e que conheceu a sua primeira edição em Fevereiro de 1979, corria o Ano Internacional da Criança.
“É um jornal feito por alunos e professores da escola que, agora, é um agrupamento de escolar, mas que, na altura, era feito, apenas, por uma escola preparatória. Logo após o 25 de Abril, em 1979, e durante estes anos todos, este jornal foi sendo publicado”, resumiu a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes.
Com alguns interregnos ao longo do seu percurso, o jornal não tem, nem nunca teve, uma periodicidade definida. Houve anos em que a publicação saiu duas, três ou mais vezes, enquanto que noutros, conheceu apenas um lançamento anual. Facto é que conseguiu chegar a 2011, completando quase 32 primaveras. Com uma longevidade tão acentuada, só poderiam aparecer alguns casos curiosos como, por exemplo, o da presidente da Associação de Pais que, enquanto aluna, na sua juventude, escreveu para o jornal Brincalhão.
Submetidos a uma selecção prévia, os artigos dos jovens estudantes eram, assim, escolhidos para integrarem o jornal. O que fazia com que muitos não entrassem. De tal modo que, quando alguém conseguia publicar um texto, isso era motivo suficiente de regozijo para o seu autor. “Nem todos os artigos eram escolhidos, mas quando apareciam no jornal era uma alegria”, sublinhou a edil.
Para além de proporcionar esses momentos de satisfação, quer aos alunos, quer ao corpo docente, o jornal serviu sempre de elo de ligação entre a comunidade escolar, o município que a acolhe e o mundo. “O Jornal o Brincalhão foi sempre uma oportunidade para os alunos se exprimirem de uma certa maneira e da escola mostrar, também, junto da comunidade, o que havia sido feito”, explicou Berta Nunes.
O jornal aborda várias temáticas e tópicos de interesse como as actividades escolares, alguns dos trabalhos efectuados pelos alunos junto da comunidade, provas desportivas e respectivos resultados, histórias, provérbios e poesias. O Brincalhão encontra-se ainda repartido por algumas secções: Opinião, Passatempos, Espaço Aberto, Crónicas, entre outras.
Esta mostra surge no âmbito da Semana Educativa promovida pelo Agrupamento Escolar de Alfândega da Fé. Uma iniciativa que procura incentivar a leitura e a escrita. Para isso, haverá Oficinas de Escrita e um concurso com direito a prémio para a melhor poesia e para o melhor texto em prosa. Lançado pela autarquia, sob a responsabilidade da escritora Virgínia do Carmo, este concurso visa premiar textos em grupo, que não poderão ultrapassar os cinco elementos, e onde a criatividade dos alunos será tida em conta. “A criatividade é uma competência cada vez mais importante na nossa sociedade, assim como a escrita e a leitura são competências fundamentais hoje em dia para as crianças terem sucesso na sua vida”, concluiu a autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário