4 de abril de 2011

EMMANUEL DELMAS


NA PROCURA INCESSANTE DOS "MELHORES" VINHOS 


FACTOS

Nomeado: Emmanuel Delmas
Ofícios: Sommelier e blogger de Vinhos do Ano França
Endereço: www.sommelier-vins.com
Ocasião: Show Taste Vinhos velhos e Azeites novos
Local: Tabuaço


ENTREVISTA

1 @ Sendo esta a tua primeira vez em Portugal, como é que vês esta região em particular, o Douro Vinhateiro, bem como o nosso país?

R: Há uma conivência enorme entre Portugal e França, pois temos muitos portugueses no nosso país. Para mim, esta é uma região histórica do vinho, deveras importante por ter sido, talvez, a primeira região demarcada. E, ao mesmo tempo, tem um clima agradável para nós, franceses. O sol, o calor e depois as paisagens extremamente soberbas. Posso dizer-te que Portugal é um dos grandes países do vinho.

2 @ Como definirias os vinhos da Região Demarcada do Douro?

R: São vinhos com muito carácter e que respeitam a importância do ambiente natural do vinho. A dimensão do vinho do Douro, sobretudo, do Vinho do Porto, é frequentemente incompreendida em França. Assim, é difícil para nós franceses conseguirmos apreendê-lo porque não estamos habituados a degustar o Vinho do Porto. Ou seja, os franceses não conseguem compreender o Porto porque não conhecem o bom Porto. É triste, mas é verdade. Nós, profissionais, sabemos a qualidade do vinho desta região, mas os nossos compatriotas franceses não. Nesse aspecto, são completamente ignorantes perante esta região, a sua história e a sua cultura intimamente associadas ao vinho.


3 @ Com o advento do século XXI, pode ser perigoso para o pequeno produtor vinícola douriense, querer modernizar equipamentos e internacionalizar a sua marca?

R: Sim, claro! Esse factor de querer internacionalizar um bom vinho pode corrompê-lo na sua essência. Agora, há muitas novas tendências no mercado vinícola, mas as modas só são seguidas por quem lhe falta personalidade. E isso não se justifica! Falamos do Douro, uma região a que não falta personalidade. Pelo contrário, a sua história é extremamente rica em termos vinícolas, de carácter pronunciado, de talento, de sabedoria adquirida ao longo de séculos. É um vinho, sem dúvida, poderoso.


4 @ Para quem não conheça o teu percurso profissional, importas-te de descrevê-lo resumidamente.

R: Fui Sommelier ao longo de 16 anos. Uma profissão que consiste em degustar e conceber as cartas de vinho de um restaurante. Trabalhei vários anos na cidade de Paris, em restaurantes como La Tour d`Argent, Lasserre e Fouquet`s. Tenho, ainda, um blog, desde 2005, que foi considerado o melhor de vinhos em França, no ano de 2010, e onde escrevo 2 ou 3 artigos por semana. O que dá muito trabalho, mas, também, muita visibilidade, já que se ligam entre 1000 a 1500 pessoas todos os dias. Para além disso, sou consultor de vinhos.

“Deve-se regressar às origens! O produto local é o que realmente interessa e não o culto das marcas. Eu procuro os grandes produtores desconhecidos…”

5 @ Ou seja, abandonaste a restauração para te dedicares de corpo e alma à descoberta de novos produtores, de melhores vinhos, correcto?

R: Depois de 16 anos na restauração, como sommelier de alguns restaurantes com Estrelas Michelin, decidi contornar a questão. Aquilo que acontecia era o seguinte: o meu interesse residia nos vinhos e nos seus produtores e não nos restaurantes em si. Daí eu ter decidido dedicar mais tempo à descoberta de novos vinhos. O problema é que me era impossível estar em dois locais simultaneamente. No restaurante e na vinha. Por isso é que eu deixei a restauração. Agora, passo três, quatro dias, no mínimo, em cada mês, nas vinhas, junto do agricultor, do pequeno produtor de vinhos.


6 @ Mas que motivos encontras, agora, para justificar essa tua decisão?

R: Para eu poder conhecer, degustar e aprender algo novo. Porque não são os sommeliers os melhores provadores de vinho. Nós degustamos sempre os mesmos vinhos, sempre as mesmas coisas. E é no terreno que aprendemos.


7 @ Quais são os países que eleges como sendo o berço de alguns dos melhores vinhos?

R: Não porque eu sou francês, mas, evidentemente, é a França. No meu país há um mosaico de regiões fabulosas. Temos a Borgonha que é, talvez, hoje em dia, o pulmão do mundo vinícola. Bordéus, também, a Provença, a Córsega e tantas outras. Há, ainda, a Itália que faz belos vinhos. A Grécia e Portugal, claro, com a sua história riquíssima.


8 @ E para além da Europa?

R: Eu estive na Austrália e vi que quando os produtores de vinho se aplicam, fazem um trabalho de fundo, eles podem fazer muito bom vinho. A África do Sul está, também, a desenvolver um trabalho interessante.


9 @ Para terminar, que vinhos recomendarias ao comum dos mortais?

R: Uma garrafa de vinho branco Bourgogne Aligoté, 2008, que custa 7 euros, um tinto Bourgogne Passe Tout Grain, de 2009, a 8 euros, e, por fim, um champanhe “Les Radiais”, 2005.



SHOW TASTE VINHOS VELHOS E AZEITES NOVOS
9 a 13 de Março

A 10 de Março, o Dia dos Vinhos Velhos começou cedo para os lados de Tabuaço. O programa teve início às 10:30 com o Seminário: Novos Mercados para Velhos Produtos. No painel de oradores estavam Manuel Lima, do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Álvaro Van Zeller – Andresen e António Graça, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Os temas sobre a mesa foram vários, destacando-se o vinho, obviamente, os seus mercados, nacionais e internacionais, estratégias de marketing e alterações climáticas. O público, maioritariamente constituído por alunos de Enologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, contribuiu decisivamente para o debate de ideias com dúvidas quanto baste sobre a temática em questão.
Já na parte da tarde, pelas 14:30, teve lugar um workshop conduzido por Luís Seabra, da Niepoort, e enriquecido pela presença do convidado especial e expert parisiense Emmanuel Delmas, Sommelier e blogger de vinhos. Seguiu-se uma Prova de Degustação de Vinhos Velhos e Azeites Novos no Museu do Imaginário Duriense (MIDU), patrocinada pela Rota do Vinho do Porto.
“A Rota do Vinho do Porto é um parceiro neste projecto, liderado pela Rota do Azeite de Trás-os-Montes. No âmbito dessa parceria, desenvolvemos e proporcionámos as condições para que houvesse no MIDU, uma apresentação capaz de algumas relíquias, refiro-me a vinhos antigos sem preço, pois além de não estarem à venda, são raridades autênticas”, revelou o presidente da Rota do Vinho do Porto, António José Teixeira. “Esta é uma oportunidade única para as pessoas fazerem algumas provas, também, de vinhos raros, a um preço meramente simbólico. Isto porque gostávamos de proporcionar esta oportunidade a quem nunca provou um vinho antigo”, continuou o, também, presidente da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes.

 MUSEU DO IMAGINÁRIO DURIENSE (MIDU) - TABUAÇO

O objectivo é trazer mais pessoas a Tabuaço, ao divulgar a qualidade dos seus produtos e a beleza das suas paisagens. “Para além de poderem ver as exposições patentes nos dois espaços, no Posto de Turismo e no MIDU, provarem um bolo-rei, que, segundo o presidente da autarquia de Tabuaço, “é o melhor do mundo”, podem passear no concelho e apreciar algumas das mais belas paisagens que Portugal oferece”, defendeu um dos promotores do evento.
O responsável pela Rota aproveitou, ainda, para publicitar um dos mais significativos postais de Tabuaço. “A partir das 19 horas, todos os dias, há um espectáculo incrível a decorrer aqui, que é o regresso dos estorninhos. Quem assiste, nunca mais esquece na vida! São milhares e milhares de estorninhos que têm o seu poiso nestas duas palmeiras frondosas e enormes do MIDU, onde se refugiam durante a noite”, recomenda, como sendo um dos verdadeiros cartazes turísticos do concelho de Tabuaço.
“Acho que estamos a dar, também, o exemplo a uma região que tem tanta dificuldade em se unir, em conversar e em estar virada para o mesmo lado. Acho que estamos a dar um exemplo do que é possível fazer-se, havendo um excelente ambiente entre as três rotas”, concluiu António José Teixeira.




Sem comentários:

Enviar um comentário