22 de abril de 2011

SAÚDE EM PRIMEIRO PLANO

Rastreios gratuitos, ginástica matutina, PSP e Bombeiros preencheram o Dia Mundial da Saúde em Bragança

A 7 de Abril, diversas actividades serviram para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Na Praça Cavaleiro Ferreira, uma pequena multidão pôde exercitar-se, verificar o seu estado de saúde ou, simplesmente, aprender algo de novo. Assim, a partir das 10 horas, com a abertura das tendas, fizeram-se triagens gratuitas (TA, Glicemia Capilar e IMC), os Bombeiros ministraram uma Cadeia de Sobrevivência, a PSP aludiu à Segurança Pessoal e houve mesmo ginástica para idosos.
Apesar de, ainda, não estar operacional nas ambulâncias, o centro das atenções recaiu sobre o novo equipamento dos Bombeiros. Um Desfibrilador Automático Externo (DAE) entregue pela elevada quantidade de ocorrências no concelho. “Vamos explicar aquilo que devemos fazer no caso de termos uma pessoa inconsciente. Abordamos os temas de uma cadeira de sobrevivência e, também, o Suporte Básico de Vida. O DAE, hoje, é só para exposição”, elucidou o bombeiro de Segunda Classe, Paulo Ferro.


Às 15:30, as comemorações transferiram-se para a Escola Superior de Saúde (ESE). Local onde decorreu uma conferência subordinada ao tema “Sem acção hoje, sem cura amanhã”. Sobre a mesa, estiveram dois tópicos principais: “Resistência Anti-microbiana e sua Disseminação Global” e “Resistência aos Fármacos”.
“Sabemos que os portugueses consomem, em antibióticos, sete milhões de euros por mês. E, portanto, tem toda a pertinência uma campanha de sensibilização para a utilização racional dos medicamentos”, revelou o moderador do debate, Carlos Magalhães. “Primeiro, devem-se consumir os fármacos até ao fim. Segundo, apenas, sob prescrição médica. Isto é, as pessoas não se devem auto-medicar”, garantiu o, também, docente da ESE. Conselhos defendidos pela própria Organização Mundial de Saúde e reiterados nesta acção celebrativa, que pretendeu sensibilizar os presentes para uma atitude mais responsável perante a vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário