4 de abril de 2011

ACIDENTE APARATOSO

Motorista de camião TIR em despiste violento contra edifício abandonado alega que o acidente foi motivado por ligeiro em contra-mão

Na passada quinta-feira, pelas 19:35, um pesado de mercadorias, sem atrelado, despistou-se no final da Avenida do Sabor. Em sentido descendente, na última curva anterior à ponte, o camião TIR saiu da sua faixa de rodagem, rasgou a contrária, destruindo os rails metálicos, e só parou quando embateu no antigo edifício da Junta Autónoma de Estradas. O impacto foi de tal ordem que o camião ficou completamente destruído. O motorista, apesar de ferido ligeiro, ficou encarcerado, só tendo sido retirado dos destroços após a rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB).
Na ambulância, enquanto era observado e tratado pelo INEM, o motorista alegou ter sido uma viatura ligeira em contra-mão a provocar o despiste, pois, nas suas palavras, teve de guinar, obrigatoriamente, para evitar uma colisão frontal.
Olga Padrão foi uma das primeiras testemunhas a chegar ao local do sinistro, já que ia a passar naquela estrada momentos após o embate. “Olho para o lado direito e só vejo o camião metido na casa. Depois, vi os rails todos partidos e, entretanto, estacionei, vim a correr e já estava um senhor a ligar para os bombeiros”, conta.


“Dois rapazes ainda tentaram, mas não conseguiram abrir a porta e eu disse: falem com ele. E, de repente, o motorista levantou a cara e olhou para nós, mas estava cheio de sangue. Pensei logo, pelo menos está consciente”, descreve Olga, ainda visivelmente agitada.
A hora do alerta foi às 19:40 e, somente cinco 5 minutos passados , PSP e homens da paz já se encontravam no local, para efectuar o respectivo desencarceramento. “A vítima não conseguia sair do veículo pelos próprios meios. Foi necessário remover uma porta, mas ele esteve sempre consciente. Apesar de ter sido uma operação rápida, desencarcerar alguém de um veículo pesado é sempre mais difícil”, apontou o segundo comandante dos BVB, Carlos Martins.
Sem ser cortado, o trânsito esteve condicionado, aproximadamente, 40 minutos. Nas operações de socorro, estiveram envolvidos cerca de 15 homens, duas viaturas da PSP, uma ambulância, um veículo de salvamento e desencarceramento e um veículo de comando.



Sem comentários:

Enviar um comentário