4 de abril de 2011

QUINTANILHA INTERNACIONAL

Plantar Para Preservar levou ao rio Maças dezenas de crianças e cerca de 250 jovens estudantes de Erasmus do IPB

Nos dias 18 e 19 de Março, realizou-se na freguesia de Quintanilha a iniciativa Plantar Para Preservar. Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Árvore, a actividade pretendeu estimular o contacto das crianças e dos jovens com a natureza e sensibilizá-los para a importância das árvores autóctones. Assim, na sexta-feira, dezenas de crianças do Centro Escolar de Quintanilha puderam sujar as mãos em nome de uma boa causa. Aproximadamente, 100 árvores da região foram plantadas nos baldios dentro da aldeia de Quintanilha, entre freixos, carvalhos e pinheiros bravos, tendo sido feitos pequenos bosques. No sábado, o parque de merendas, junto ao rio Maças, foi o local eleito para o convívio dos cerca de 250 alunos do IPB, que puderam, assim, desfrutar do que a natureza tem de melhor.
A inovação deste ano foi, precisamente, o desenvolvimento de uma parceria entre a entidade organizadora do evento, a Associação Protectora Amigos do Maças (APAM), e a Associação de Apoio ao Aluno Estrangeiro do Instituto Politécnico de Bragança. “O objectivo foi trazer os estudantes de Erasmus a esta zona para que pudessem conhecer melhor o nosso território, dar-lhes um bocadinho das nossas paisagens, do nosso património natural, promovendo-o”, referiu o presidente da APAM, António Ramião.
Outras actividades houve, entre cultura, palestras e desporto nas margens do Maças.


Alfândega da Fé

Plantação de mais de 100 árvores marcou efeméride em Alfândega da Fé

Ontem, o Dia Mundial da Árvore ficou marcado pela plantação de mais de 100 árvores no concelho de Alfândega da Fé. Os alunos do 5º, 6º e 7º anos, envolvidos na actividade, ajudaram a florestar um terreno municipal situado na envolvente da barragem da Esteveinha. Trata-se de uma zona que faz parte do Percurso Pedestre delineado na área e que o município pretende transformar num local de repouso e fruição da paisagem natural. A plantação de árvores é, apenas, o primeiro passo para a criação de um espaço de lazer que é suposto nascer naquelas paragens.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário