7 de abril de 2011

"EXTRACÇÃO" EM CENÁRIO HOSTIL

Um Hércules C130 da Força Aérea aterrou no aeródromo para extrair dois jipes com uma equipa de fuzileiros

De 28 de Março a 08 de Abril, a Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza o exercício Real Thaw 11 (RT11). As acções desenrolam-se, em grande parte, na região de Monte Real e Covilhã. Mas a região de Bragança não foi preterida e um Hércules C130 aterrou mesmo no aeródromo da cidade. A simulação era a de um cenário de guerra, onde a aeronave teria de proceder à extracção de oito militares, divididos por dois jipes Land Rover Defender. Tratou-se de um Destacamento de Acções Especiais da Marinha que, na anterior terça-feira, começou a sua progressão por “terreno hostil”, executando missões que lhe iam sendo confiadas até chegar ao ponto de extracção no aeródromo na tarde da passada sexta-feira.
No entanto, esta foi, apenas, uma pequena parte do exercício de 12 dias. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, para além das forças nacionais (FAP, Marinha e Exército), participam no RT11 forças dos Estados Unidos da América, Bélgica e Espanha. O seu objectivo visa facultar treino ao nível táctico às forças participantes para testar o seu nível de aprontamento e performance num teatro de operações militares dinâmico e actual nos mais diversos quadros de cooperação internacional da Aliança Atlântica (NATO) e União Europeia (UE). Trata-se, sobretudo, de obter um ambiente idêntico ao das actuais operações militares internacionais, criando uma interoperabilidade eficaz entre países e respectivos meios.


Apesar de coordenado a partir da Base Aérea Nº5, em Monte Real, um local estratégico para o cumprimento das missões planeadas e onde estão sediadas algumas das forças participantes, este exercício táctico da FAP desenrola-se na região da Covilhã, Penamacor, Seia, Bragança, Monfortinho e Meimoa. Daí o Aeródromo Municipal da Covilhã, integrado no exercício RT11 como “Base Aérea Táctica”, servir de apoio às operações aéreas e terrestres que se realizam naquela zona.
Participam no exercício militares e aeronaves das Forças Aéreas de Portugal, Bélgica, Espanha, um avião de guerra electrónica (FALCON 20) do Reino Unido, um destacamento do Exército Português, bem como forças da Marinha Portuguesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário