11 de abril de 2011

MUSEU INTROSPECTIVA DOURO

Exposição fotográfica “Douro Natural” estreou em Bragança pela objectiva de José Miguel Ferreira

Em pleno vale, rodeado por bosques naturais, afloramentos rochosos e seus miradouros de cortar a respiração, pousa um território de inspiração vinícola, de carácter singular, onde se impõe a beleza indescritível do Rio Douro. E como uma imagem vale mais que mil palavras, é deixarem-se surpreender pelas captações da lente de José Miguel Ferreira. Acolhida de braços abertos pelo Museu Abade de Baçal (MAB), onde estará patente até 15 de Maio, a exposição fotográfica “Douro Natural” foi inaugurada no último sábado. Numa cidade e, em particular, numa região que evidencia um laço irrefutável com o, agora, conhecido Douro Internacional, “Património da Humanidade”, esta mostra de arte eleva o espírito de séculos de história onde o Homem teve um papel preponderante na definição da sua arquitectura paisagística natural.
Seleccionadas entre centenas e captadas em 2008, as imagens obedecem a um processo fotográfico denominado platinotipia, permitindo-lhes assumir uma dimensão atemporal banhada, claramente, por águas de sedução nostálgica. Uma pretensão que augura o testemunho de um passado e de um presente, daquele que foi considerado pela National Geographic como o 7º Destino Turístico Sustentável na Europa, integrando o grupo das 77 Maravilhas Naturais do Mundo.


A Bragança, com o mosaico de imagens rasgado pela cultura vinhateira, pela relevância da multiplicidade de ecossistemas, refúgio de toda uma complexa rede de avifauna, vieram os Marcos Pombalinos. Símbolos da demarcação e da regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, as “Sentinelas do Tempo” podem, também, ser contemplados no MAB. Elementos que, apesar de inertes, permitem-nos viajar pelo passado, ao constituírem-se como pilares na edificação de uma identidade e de um território único e incomparável.
Depois da sua passagem pelo Porto e Lisboa, a Capital do Nordeste é a terceira cidade portuguesa e, provavelmente, a última, a receber esta selecção de obras sobre um dos mais elogiados cenários românticos da actualidade. Preconizado está o seu périplo pela Europa, iniciando-se pela capital vizinha espanhola, Madrid, como revelam os comissários da exposição Nicola Natali e Alexandra Castro.
Esta iniciativa é organizada e promovida pela Associação dos Empresários de Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, em parceria com o MAB e com a recém criada “Associação de Amigos do Museu do Abade de Baçal”, que estreia, deste modo, o seu Plano de Actividades.



“A Rota do Vinho do Porto”, novo livro com fotos de José Miguel Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário