11 de fevereiro de 2011

"HÁ CONVERSA EM BRAGANÇA"


Convívio paroquiano identifica estilos de vida saudáveis e alerta para a problemática das diabetes

No dia 29 de Janeiro, o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM) deu início ao primeiro evento mensal “Há conversa em Bragança”. Este ciclo de conferências, a ter lugar no último sábado de cada mês, procura debater temas de potencial interesse para a população brigantina. No Auditório Cónego João Folgado do Centro de Convívio da Paróquia, a qualidade de vida e o bem-estar foi promovido entre os 60 cidadãos presentes.
“Estas sessões de esclarecimento, no último sábado de cada mês, permitem, em conversas informais, dar a conhecer temas e trabalhos de algumas pessoas da cidade”, revela a coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social do CSPSM, Carla Pires.
Neste primeiro encontro, para além de se procurarem “melhorar estilos de vida”, discutiu-se o “Dia a dia com diabetes”. Na tentativa de sensibilização da comunidade para uma problemática que atinge 1 milhão de portugueses, mais de uma décima parte da população a residir no continente, estiveram cinco enfermeiras do Centro de Saúde de Santa Maria. “Mediante as conclusões de um trabalho de investigação sobre as diabetes que realizámos a nível distrital, dirigimo-nos à comunidade para prevenir as pessoas que estão em risco de virem a padecer dessa condição. Uma vez que se trata de uma população maioritariamente idosa, sedentária e com maus hábitos alimentares, as pessoas em risco são muitas!”, adverte Adelaide Afonso, enfermeira.

Exercício físico regular e uma alimentação equilibrada podem ajudar a combater a diabetes

Sendo uma das autoras do estudo, a entrevistada sublinha a importância do exercício físico, assegurando que se deve caminhar, no mínimo, meia hora por dia. “Uma alimentação variada é fundamental, a começar por um pequeno-almoço rico e farto, pois é a primeira refeição do dia. Assim como ingerirmos muitos líquidos, de preferência, água”, recomenda, salvaguardando que um copo de vinho às refeições não é prejudicial.
Porém, quando se trata de alguém com mais de 40 anos, com familiares portadores de um histórico diabético ou mulheres cujos filhos nasceram com mais de 4 quilos, estas são situações de risco e como tal devem-se fazer análises regularmente. “Quanto mais cedo a diabetes for diagnosticada, mais fácil é o seu tratamento”, garante a enfermeira Adelaide. Do programa, fizeram ainda parte os seguintes ateliers: cuidados ao pé, auto-vigilância, alimentação e importância do exercício físico. O 1º Ciclo de Conferências foi concluído com animação, a cargo do Grupo de Cantares do CSPSM.
A 26 de Fevereiro, decorrerá mais um “Há conversa em Bragança”, desta vez orientado para a Família e Sociedade. Março será um mês de Tributo à Mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário