3 de fevereiro de 2011

MACEDO EM FRANCO CRESCIMENTO

 
XV Feira de Turismo e da Caça atraiu 25 mil visitantes a Macedo de Cavaleiros

De 27 a 30 de Janeiro, decorreu, em simultâneo, na cidade de Macedo de Cavaleiros, a XV Feira da Caça e do Turismo e a XVII Festa dos Caçadores do Norte. A cerimónia de abertura foi presidida pelo Ministro da Agricultura. “Esta feira tem um papel preponderante para o concelho de Macedo e para toda a região”, admitiu António Serrano, admitindo a valorização dos produtos, das gentes e das actividades económicas. “Aqui, a caça e o turismo andam de mãos dadas”, sublinhou.
Ao Parque Municipal de Exposições, acorreram cerca de 25 mil pessoas. Um número superior ao da edição de 2010, na ordem das 20 mil pessoas. De acordo com a autarquia macedense, este foi um garante de sucesso para os cerca de 150 expositores, que se mostraram satisfeitos com o volume de negócios atingido.
As diversas actividades cinegéticas deram o habitual colorido ao certame. O programa, onde se destacam as montarias, a Prova de Santo Huberto e a Corrida de Galgos, atraiu centenas de caçadores portugueses e espanhóis. Assim como a exposição e prática de Falcoaria, a prática de Tiro Com Arco e Besta e a exposição de Fauna Viva de Espécies Cinegéticas atraíram milhares de visitantes.


A prova de Cetraria, considerada pela UNESCO, no ano transacto, como Património Cultural da Humanidade, contou para a Copa Ibérica e recebeu perto de 50 participantes. De assinalar, também, pela primeira vez inserida no programa, a realização de uma largada de perdizes na sexta-feira.
Os adeptos do todo o terreno puderam apreciar algumas das mais belas paisagens do concelho no Raid de sábado. No regresso ao Parque de Exposições, deram espectáculo para as centenas de pessoas presentes com a prova de Trial. De salientar, também, no domingo, a realização do Capítulo da Academia Gastronómica e Cultural da Caça, que entronizou novos confrades.
“Correu tudo muito bem! A procura dos expositores foi tanta que não foi possível acolher todos os pedidos. Eles participaram nesta feira numa perspectiva de muita dinâmica, de oferecerem produtos e serviços com muita qualidade”, afiançou o presidente da Câmara Municipal de Macedo, Beraldino Pinto, realçando o potencial de crescimento da região.


Resultante da campanha de 2010, a Cooperativa “Soutos: os Cavaleiros” lançou uma compota confeccionada de forma artesanal, utilizando a castanha de variedade Longal, proveniente dos soutos dos associados da Cooperativa. É o segundo ano em que este produto é colocado no mercado, indo de encontro a um dos objectivos da Cooperativa, nomeadamente a transformação da castanha em produtos derivados. A compota estará disponível nas lojas de produtos alimentares um pouco por todo o Norte do país.



MAIS FOTOS EM http://www.jornalnordeste.com/ - GALERIAS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário