11 de fevereiro de 2011

IMIGRADOS EM CONVÍVIO ANUAL

“Encontro de Imigrantes do Concelho de Bragança” proporciona dia repleto de actividades a estrangeiros a residir, a trabalhar ou a estudar na região

No passado sábado, decorreu o “Encontro de Imigrantes do Concelho de Bragança”. Organizado pela autarquia brigantina, os participantes oriundos de outros países a residir na cidade, estudantes ou trabalhadores, tiveram direito a várias actividades que preencheram por completo o seu dia. O programa começou logo pela manhã, no Pavilhão municipal, com várias partidas amigáveis de futsal entre imigrantes. No intervalo dos jogos, disputados entre as 9:30 e as 12 horas, realizaram-se, ainda, actividades de dança. Aberto o apetite, o convívio continuou no Mercado Municipal de Bragança. Muitos dos que não compareceram na componente desportiva, não perderam o almoço na Rota dos Sabores. Por volta das 13 horas, foram cerca de duas centenas de pessoas a desfrutarem da gastronomia transmontana. Seguiu-se um desfile de moda, onde os manequins eram os próprios imigrantes e uma mostra de produtos típicos de alguns países de onde são provenientes. A digestão foi concluída em concerto no Teatro Municipal, ao som do pianista Domingos António.
Pelas 17 horas, deu-se, finalmente, por concluído o encontro convívio com a inauguração de duas exposições no Centro de Arte Contemporâneo Graça Morais. Uma de escultura e desenho, cujo autor, Rui Sanches, marcou estatuto para explicar parte da sua obra. A outra mostra de arte, “Metamorfoses – Pintura e desenho”, de Graça Morais, não contou com a presença da sua criadora.
“Neste dia, decidimos juntar a comunidade imigrante no sentido de todas as nacionalidades presentes no concelho poderem confraternizar e conviver”, afirmou a vereadora da CMB, Fátima Fernandes. De acordo com a responsável, este encontro proporciona aos imigrantes a possibilidade de se conhecerem, de falarem dos seus problemas e da sua integração no concelho que os acolhe.
De salientar que, na capital de distrito, grande parte dos estrangeiros são estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus no Instituto Politécnico de Bragança.


Sem comentários:

Enviar um comentário