3 de fevereiro de 2010

MACEDO CAÇA TURISMO

Um certame de referência cinegética e um destino turístico de eleição do Nordeste Transmontano


Mais de 21 mil visitantes frequentaram a XIV Feira da Caça, IV Feira do Turismo e a XVI Festa dos Caçadores do Norte, que tiveram lugar em Macedo de Cavaleiros durante 4 dias, com mais de 150 expositores, repartidos por 6.500 m2.
Sexta-feira, o presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses (CNCP), Vítor Palmilha, abriu, de forma oficial, o certame e inaugurou as hostes discursivas com lenha para a fogueira, afirmando ser “uma vergonha” o facto dos pareceres do Instituto da Conservação da Natureza (ICN) irem contra o calendário venatório. “Fazem aquilo que querem e bem lhes apetece. O calendário diz que se pode caçar até finais de Dezembro, o ICN defende que deve ser até Novembro. A caça às rolas, segundo o calendário venatório, pode começar a 15 de Agosto, mas o ICN acha que só a partir de Setembro. Temos duas leis, dois calendários venatórios. Isto é uma vergonha!”, protesta o responsável.
Vítor Palmilha criticou também a lei das armas, alegando que descrimina completamente a actividade venatória, e compara atiradores desportivos, coleccionadores e caçadores. “As organizações do sector da caça, reconhecidas pelo Governo, com transferências de verbas para levarem a cabo determinadas acções, são descriminadas ao ponto de, em vez de sermos nós a administrar essa formação, é a Polícia de Segurança Pública. É inconcebível que assim seja!”, ressalva o presidente da CNCP.
O dirigente aproveitou ainda a presença do presidente da Autoridade Florestal Nacional, Amândio Torres, para lhe pedir “publicamente” que os processos das zonas de caça sejam simplificados. “Estes processos são vistos nas regiões pelos seus técnicos, depois são revistos em Lisboa pela Autoridade Florestal Nacional, perguntou, mas faz sentido? Então quais são os técnicos que estão a mais? São os da região ou os de Lisboa?”, pergunta.
Já o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, aproveitou para salientar a importância da XIV Feira da Caça e IV Feira do Turismo. “Estamos num fim-de-semana alargado de festa em Macedo porque recebemos muita gente, muitos amigos, e só isso é motivo para estarmos alegres e festejar. Celebramos a caça e o turismo e o potencial de ambos na e para a região”, referiu o autarca.
Segundo dados do munícipio macedense, as montarias levadas a cabo atraíram perto de 450 caçadores de distintas regiões e resultaram num saldo de 34 javalis. A Copa Ibérica de Cetraria voltou a ser um dos pontos altos do certame, bem como o Raid Turístico, que suscitou o interesse a vinte e sete veículos todo-o-terreno e quatro motos, num total de cerca de 70 participantes, que sábado percorreram diversos pontos de interesse turístico do concelho de Macedo de Cavaleiros. No domingo, as atenções dividiram-se pela Prova de Radiomodelismo e pela Corrida de Galgos, onde 60 cães marcaram o arranque do Campeonato Nacional de Corridas de Galgos.

Sem comentários:

Enviar um comentário