18 de setembro de 2010

ABENÇOADAS "VICTORIAS"

Apesar da constante ameaça de chuva e de crise permanente, as Fiestas de las Victorias na Puebla de Sanabria não desiludiram ninguém

De 7 a 10 de Setembro, comemorou-se mais um ano das Fiestas de las Victorias na Puebla de Sanabria. Celebradas desde 1848, em honra de Nossa Senhora das Victorias, não seria a chuva, que caiu na noite de terça-feira, a estragar as festas aos sanabreses.
“Até agora, as festas estão a correr bem. Tivemos alguns problemas com o tempo porque choveu e isso é incontrolável. Na saída dos Gigantes & Cabeçudos e no começo da festa choveu um bocadinho, mas, de resto, está tudo muito bem”, garantiu o Alcalde José Fernández Blanco.
O dia 8 de Setembro é o Dia Grande das Victorias, dada a religiosidade das festividades, com a Solene Missa na igreja do século XII Nuestra Señora del Azogue, e a consequente procissão a percorrer as “calles de la villa”. “Hoje, sim, é o dia grande e mais importante. O dia da missa e da procissão”, sublinhou o responsável. De acordo com José Blanco, estiveram na procissão perto de 1000 pessoas. Já na noite anterior, estiveram na lotada praça cerca de 2500 pessoas. O número máximo, segundo cálculo do “Ayuntamiento”.


No que diz respeito a novidades introduzidas nesta edição, o Alcalde garantiu não ter havido forma, nem orçamento, de acrescer à festa outras mais-valias. “Este ano tivemos alguns cortes porque os dias são complicados, os anos são difíceis economicamente, mas, mesmo assim, mantivemos tudo aquilo que é tradicional, os touros de fogo, a procissão, os Gigantes e Cabeçudos, ou seja, a festa está tal e qual costuma ser. Mas, não pudemos inovar, nem trazer novidades...”, respondeu. E a população não se lamentou, nem tão pouco ficou desiludida. Muito pelo contrário... O clima de festa era bem evidente, sobretudo, no Dia Grande de las Victorias, em que os sanabreses colocaram o seu melhor fato, as sanabresas, o seu vestido mais belo, e até os mais novos fizeram questão de brilhar nas suas vestimentas.


Touros de fogo, a Comparsa de Gigantes e Cabeçudos, muita música e pirotecnia encantaram sanabreses e visitantes

Para uma festa secular, até os portugueses emigram... “Vêm pessoas de todos os lados, inclusive de Portugal. Vieram 2 grupos de Bragança que cheguei eu mesmo a saudá-los. Estamos encantados, pois é gente muito fiel à festa e pela noite esses grupos de jovens reúnem-se em torno da festa, divertindo-se com todos...”, revelou José Blanco.
Para além da religiosidade inerente às Fiestas de las Victorias, houve, ainda, a destacar: a “VIII Legua de Sanabria”, a IV Concentración Internacional de Citroen 2 CV”, jogos populares, a actuação da Companhia de Teatro “Scura Splats”, a orquestra “Jamaica” e “Gaudi”, fogo de artifício a cargo da Pirotecnia Benavente, o grupo musical “Slabon” e as tradicionais lides de touros de fogo, também para as crianças.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário