8 de setembro de 2010

ANIMAIS MORTOS EM BABE

 
Mão criminosa ou algum tipo de vírus são as potenciais causas de morte para alguns animais que têm aparecido na aldeia de Babe

Na freguesia de Babe, houve animais que foram descobertos mortos nos últimos tempos. Os populares falam em algumas raposas e outros animais como cães e gatos, enquanto que, o presidente da Junta de Freguesia de Babe, Alberto Pais, diz, apenas, ter conhecimento de 3 ou 4 raposas e um cão.
“Algumas pessoas da aldeia têm-se deparado com alguns animais mortos, nomeadamente, raposas. Eu só constatei uma e, de imediato, chamei a GNR para dar conta da ocorrência, porque não sabemos se é alguma doença ou envenenamento. Por isso, o nosso trabalho foi alertar as autoridades”, contacto efectuado pelo responsável há cerca de duas semanas.
“Levaram o animal para Vila Real e fizeram-lhe a inspecção e, ainda, não tenho qualquer resposta. A junta de freguesia fez o que tinha a fazer. Se for mão criminosa, as autoridades darão conta do recado”, adiantou, não tendo, porém, ideia do tempo que demorarão a chegar os resultados das análises. Testes que, de acordo com Alberto Pais, custam cerca de 3000 euros.
Uma possibilidade a ganhar força e que advêm, em parte, do facto de alguns galinheiros terem sido destruídos há uns meses atrás, é a morte dos animais por envenenamento, em sinal de retaliação. Questionados alguns habitantes da aldeia, houve um que confidenciou: “Eu vi morrer a raposa! Aqui há pessoas muito malfazejas (que gostam de fazer mal). Só que a natureza é natureza e temos de a estimar para nos estimarmos a nós”.
Preferindo manter o anonimato, continuou: “Esta aldeia é muito severa com a natureza e aquilo que eu gosto muito. Para a época actual, aqui, as pessoas não são cultivadas, são selvagens! A mim dá-me um prazer enorme ver os coelhos, as lebres e outros animais no lameiro”.
Sobre a teoria de ser um só “criminoso”, este habitante contradisse: “Se fosse só um, era muito bom! Contra a natureza, isso anda para aí uma cangalhadas deles. O Governo é que devia intervir...”
Tendo a certeza de que as mortes tiveram origem humana, Alberto Pais pretende: “alertar, primeiro, e sensibilizar as pessoas para os direitos dos animais. Se lhes fazem mal, claro que não concordo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário