8 de setembro de 2010

CARÇÃO - EMIGRAÇÃO NOS ANOS 60

Livro sobre a emigração nos anos sessenta em Carção apresentado a 27 de Agosto naquela aldeia

“Destinos jogados em vidas a salto” de Francisco da Costa Andrade é um livro que relata histórias reais de personagens concretas que emigraram de Carção para outras terras. Esta obra, apresentada em Carção a 27 de Agosto, pretende, segundo o autor, “guardar a memória do que foi a saga heróica dos nossos primeiros emigrantes para a Europa, sobretudo, para França, porque foi para esse país que, no princípio, emigrou a maior parte das nossas gentes”. Quanto à escolha da época, a partir de inícios da década de 60, Francisco Andrade explica: “foi nesta década que, desencadeado pela emigração, a aldeia foi varrida por um autêntico cataclismo, que transformou todas as suas estruturas sociais, económicas e arquitectónicas”.
O escritor, natural de Carção, depois de ter recolhido diversos testemunhos, decidiu, apenas, publicar “as histórias mais antigas, de longe a época mais difícil da emigração, feita quase às cegas, sem garantias nenhumas e em total insegurança, as gentes quantas vezes vítimas da avidez e da ganância sem escrúpulos dos passadores”. Assim, “das muitas dezenas de narrativas coligidas e tratadas, foram seleccionadas as que pareceram mais representativas, mais ricas, mais diversificadas e mais paradigmáticas”, garante o autor.
Com um prefácio de Adriano Moreira, transmontano, presidente da Academia das Ciências de Lisboa, esta obra, ao preservar o passado, coloca-o nas mãos das gerações vindouras: “porque nenhum povo poderá ter futuro se não guardar religiosamente a memória do seu passado”.
De acordo com Francisco Andrade, “Destinos jogados em vidas a salto” destina-se “a todas as gentes da nossa terra e a todos quantos, tendo apenas por limites os limites do mundo, sofreram na carne e na alma a dor imensa de dizer adeus e partir”.

Sem comentários:

Enviar um comentário