25 de setembro de 2010

MÚSICA A BOMBAR

 
Desfile e actuações de doze Grupos Culturais em Ala proporcionaram cor, música e movimento à aldeia nortenha dos bombos

No passado dia 12 de Setembro, a aldeia de Ala foi palco do Encontro de Grupos Culturais de Macedo de Cavaleiros. Organizado pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Ala, pelo terceiro ano consecutivo, com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, este encontro conseguiu reunir 12 grupos culturais. Destes, seis são do concelho: Grupo de Bombos de Ala, Banda de Latos de Bagueixe, Fanfarra de Vale da Porca, Rancho da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Grupo Toca a Bombar e a AJAM. Aos grupos concelhios juntaram-se seis grupos convidados: Grupos de Bombos Família Peixoto (Vizela), Sta. Maria de Gémeos (Guimarães), São Salvador de Meixomil, S. Mamede de Seroa, “Botabaixo” (Vilarinho dos Freires – Régua) e o Grupo Zés Pereiras (Gandra – Paredes).
Com o objectivo de promover um intercâmbio de experiências, tradições e culturas, o convívio iniciou-se às 14h com um desfile pela localidade, seguido pelas actuações, no centro do povo, dos doze animados grupos presentes.
“Isto, a princípio, foi para comemorar o aniversário do Grupo, depois, começou-se a pensar reunir aqui os grupos do concelho. E, também, como nós, este ano, fomos convidados a ir a outros encontros, então, nessa altura, esses mesmos grupos quiseram vir conhecer Ala. A ideia fundamental é para os grupos do concelho e retribuir, claro, o convite dos grupos de fora”, afirmou João Luís Salsas, presidente, há um ano, da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Ala. Associação que engloba, desde há 5 anos, o Grupo de Bombos.


Também o presidente da Junta de Freguesia de Ala, Luís Romieiro Rodrigues, se mostrou bastante satisfeito por todo o decorrer da iniciativa. “É sempre um dia diferente, que projecta o nome de Ala noutros lados. Felizmente, nós temos na freguesia três associações, e todas elas funcionam. E cabe-nos a nós participar, ajudá-los naquilo que podemos, não sendo muito, mas eles sabem que, do lado da junta, têm sempre o apoio necessário, logístico e algum dinheiro quando podemos; e temos criado sinergias engraçadas que, no fim, dão nisto”, declarou o autarca.
O apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, também, se reflectiu na logística e em algum financiamento. “O nosso apoio é logístico, em termos de recursos humanos e através da disponibilização de transporte, e financeiro. Em troca, os Grupos vão-nos concedendo algumas actuações pelo concelho”, referiu a vereadora da cultura, Sílvia Garcia.
Um encontro que se tem revelado uma aposta ganha a cada ano que passa e que, de acordo com os seus principais intervenientes, será para continuar.




João Luís Salsas (ACRD Ala), Sílvia Garcia (CMMC) e Luís Romieiro Rodrigues (JF Ala)

Sem comentários:

Enviar um comentário