11 de setembro de 2010

ENSINO DE LUXO

Ter uma criança a estudar pode custar aos pais cerca de 400 euros em despesas com manuais, mochilas e restante material escolar

A crise não bate à porta dos manuais escolares, mas presenteia com um sorriso rasgado de preocupações os pais dos alunos. Na primária, do 1º ao 4º ano, os preços dos três manuais escolares (Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio) andam na ordem dos 28 até aos 40 euros. A partir daí, variam um pouco, dependendo dos progenitores que podem ou não ter já alguns dos manuais necessários, pois existem aqueles, poucos, que transitam de ano para ano. Os do 5º ano andarão entre os 115 e os 150 euros. No 6º ano, os livros vão desde os 130 aos 160 euros. No 7º ano de escolaridade é onde os pais gastam mais dinheiro com os filhos. Assim, os preços podem oscilar entre os 220 e os 280 euros. Depois, o 8º ano abarca uma despesa que varia, sensivelmente, dos 180 aos 220 euros. O 9º ano apresenta-se com uma base fixada em 200 euros. Enquanto que, o 10º ano volta a subir para valores na ordem dos 230, 260 ou 270 euros, variando consoante as diversas áreas a partir daqui. Nos dois últimos anos do ensino secundário há menos livros, mas são, também, mais caros. Sendo que, no 11º ano, os manuais podem adquirir-se pela quantia de 200, 220 ou 240 euros. Por fim, no 12º, os preços podem variar entre os 100, 150 ou 170 euros. Mas os livros são apenas uma parte do problema porque, depois, há o restante material escolar que os filhos fazem questão de comprar. Desde mochilas, cadernos, compassos, lápis, canetas e restantes apetrechos, que podem atingir o valor de 100 euros. Feitas as contas, ter uma criança a estudar pode custar cerca de 400 euros.


“Alguns pais ficam um bocadinho surpresos com o preço que os manuais escolares são, realmente, caros. E assustam-se. Outros já estão habituados. Há de tudo!”, afirma Jorge Morais, proprietário da Brigoffice. O empresário, que abriu uma outra loja recentemente para dar azo a todos os pedidos, acrescenta: “Nesta altura do ano, uma família tem que poupar bastante dinheiro para este mês poder gastar na época escolar. Os pais começam por comprar os livros e, depois, esperam que as aulas comecem para comprarem o restante material e, assim, tentarem dividir a despesa”. Estudar não sai barato. Que o digam os familiares dos alunos que se preparam para suprir todas as necessidades escolares antes de mais um ano lectivo.
Alzira Marques é uma mãe brigantina de três filhos, dois na primária e um no pré-escolar. “Tudo depende do tipo de material que se vai comprar. Se se vai ou não às marcas. A que tipo de loja... Depende!”, informa.
Também, Sandra Silva tem três filhos. Um em cada ciclo. “O preço dos livros é exorbitante! Quem tenha baixos rendimentos, vê-se um bocado atrapalhado, principalmente, no mês de Setembro. São muitas despesas juntas. No total, irei gastar quase mil euros com os três. Se não fossem algumas ajudas que tenho, não sei como faria”, admite.


Sem comentários:

Enviar um comentário