18 de setembro de 2010

SOPHIA LOREN

LA DIVA BELLISSIMA

FACTOS

Nomeada: Sofia Villani Scicolone
Nome artístico: Sophia Loren
Origem: Itália
Data de nascimento: 20 de Setembro de 1934
Ofício: Actriz (Mais de 90 filmes, 48 prémios, 21 nomeações )
Local: Hotel AquaPura (Douro)
Ocasião: Douro Film Harvest


ENTREVISTA

1 @ Esta é a sua primeira vez em Portugal. Quais são as suas impressões acerca do nosso país?

R: Estou muito feliz por estar aqui. Portugal é um país que eu sempre quis conhecer, sobretudo, as suas gentes. Estou surpreendida com estas paisagens maravilhosas (do Douro). Cheguei a uma altura da vida em que tenho pouco tempo... Por causa da família, do trabalho, mas consegui estar aqui hoje.

2 @ A Sophia sempre soube manter a privacidade da sua família. Ao contrário de outras divas, actualmente, que vêm com as suas histórias e os seus escândalos para os media. Como é que vê essas diferenças de atitude?

R: Eu não posso falar pelos outros, mas, na minha vida, sempre tive na família a coisa mais importante que há. Claro que, hoje, aquilo que se vê muitas vezes é que a família é posta de lado pela carreira, pela fama... Eu sempre coloquei a família em primeiro lugar. E só depois, o que é que eu vou fazer amanhã? Depois de casada, a família aumentou e, agora, já sou avó.

3 @ Como é que lida com o seu papel de avó?

R: Sempre lidei bem com os papéis que a vida me dá. Uma mulher tem é de casar com alguém que ame verdadeiramente e ter filhos que adore. Para conseguir um abraço do meu neto, Vitorio, tenho sempre que lhe oferecer um chocolate.

4 @ Conhece o realizador Manoel de Oliveira?

R: Sim, claro! Tenho grande estima por Ele.

Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. "Uma obra de arte", dizem...


5 @ Como é que vê a possibilidade de rodar aqui um filme? Entre estas paisagens do Douro, as vinhas, o rio...

R: O difícil é encontrar boas histórias. Quem sabe? Talvez, um dia, Manoel de Oliveira consiga encontrar uma boa história para eu vir filmar aqui no Douro.

6 @ De todas as personagens que já interpretou, pela qual gostaria de ser recordada?

R: Eu tive o privilégio de fazer tantas histórias belas que não há uma que eu destaque... Tenho, pelo menos, dez filmes pelos quais gostava de ser recordada. Também tive a sorte de ter sempre pessoas e grandes profissionais que me ajudaram imenso. Mas se tivesse de escolher, “Duas Mulheres” (1962, Vittorio De Sica, que lhe valeu um Óscar inédito em Hollywood, por ser o primeiro conquistado por uma actriz de língua não inglesa); “Matrimónio à Italiana” (1964, De Sicca) e “Um Dia Inesquecível” (1977, Ettore Scola).


7 @ O que é que recorda do Marcello Mastroianni? Já que contracenou com ele 14 vezes no ecrã...

R: Marcello foi um grande amigo. Foi uma amizade que começou, desde logo, com o primeiro filme. E o público reconheceu, imediatamente, que este casal cinematográfico funcionava. Daí termos feito 14 filmes em 20 anos. Tenho muita pena que ele já não esteja entre nós.

8 @ É considerada como sendo uma das mais belas mulheres do mundo. Qual é a importância da beleza na sua vida?

R: A beleza, não faz mal! Mas, mais importante é ter algo cá dentro... Ser bela, só por fora, não adianta. Há que ter substância... Quando se faz um filme, é preciso dar tudo por tudo para agradar ao nosso público. Isso sim, é o mais importante.

9 @ Desdobrou-se ao longo da sua carreira entre a América e o seu país de origem, Itália. Onde é que prefere trabalhar?

R: Prefiro trabalhar no meu país do que na América, mesmo sendo reconhecida em Hollywood. É sempre mais difícil para uma actriz trabalhar no estrangeiro, estar longe de casa, da família e dos amigos. Os meus melhores trabalhos, fi-los sempre em Itália. E sempre preferi trabalhar no meu país. Também, por isso, os meus melhores filmes foram feitos em Itália, perto das minhas raízes.

Sophia Loren no auge de uma carreira de sucesso que está longe de terminar

10 @ Sente ter passado ao largo de algo devido ao sucesso mediático por si alcançado, desde tão jovem idade?

R: Não se pode ter tudo na vida! E nem sempre é fácil. Umas vezes, está-se por cima, outras não... Eu fico contente por tudo aquilo que a vida me deu e dá, mesmo quando isso era pouco... Aprendi a respeitar o pouco que tive.... A saber apreciá-lo...

11 @ Depreenderei, então, pelas suas palavra, que não se arrepende de nada?

R: Não! Isso seria um pecado mortal...

12 @ O que lhe reservará o futuro?

R: O cinema é a minha vida. Mas quem sabe? Como eu digo sempre, enfrentar todos os aspectos da minha vida de uma forma positiva...



 


 






Sophia Loren! Uma Senhora, uma inspiração de Mulher...


 

1 comentário: