9 de dezembro de 2009

DESPORTO FORA-DE-HORAS

Festa radical da Red Bull sacudiu doses de adrenalina com destaque para os campeões nacionais de Trial Bike

O palco estava montado, a 28 de Novembro, numa das maiores produções anuais, levadas a cabo no Mercado. Quem disse que com pouco dinheiro não se pode fazer uma grande festa? Eis então que surge a Red Bull a provar o contrário. Decor e uma tenda, promotoras que vestiram a pele de bailarinas e uma fantástica demonstração de Trial Bike, com três dos campeões nacionais de 2009. Na sua estreia em show off na cidade de Bragança, Daniel Sousa, vencedor da Taça de Portugal na categoria de elites de 2009, o mano João Sousa, bi-campeão nacional na mesma categoria, e Pedro Araújo, vencedor na categoria Seniores de Vila Verde, de apenas 15 anos. Foi graças a estes dois irmãos que a modalidade foi homologada pela Federação Portuguesa de Ciclismo ainda no princípio deste ano. “Um passo de gigante”, afirma Daniel Sousa. Estes três atletas treinam 9 horas por semana e trabalham todos os dias para construírem e promoverem a modalidade em Portugal. Um engenheiro civil, um economista e um estudante de design traçam objectivos, mas o principal e comum a todos é desenvolver o trial e fazer com que ele cresça.


Têm levado a bom porto o nome deste nosso país, tendo já participado em provas internacionais. A título de exemplo, há dois anos foram participar numa prova do Campeonato do Mundo em Paris. No meio de 80 atletas, Daniel conquistou o primeiro lugar e o seu irmão ficou em terceiro.
Este ano, a Taça de Portugal teve seis provas e o Campeonato Nacional realiza-se apenas numa, que tem lugar em várias pistas num só dia. O nível das provas é bastante elevado, mas, em termos globais, Espanha, França e Inglaterra estão no topo.
A modalidade em Portugal está a dar os primeiros passos e vê-se com algumas dificuldades para conseguir apoios. O maior apoio desta tripla é a sua própria marca de bikes, COXX. “As pessoas prestam demasiada atenção ao futebol em detrimento de outros desportos”, desabafa João Sousa. A próxima competição internacional será em Março, no Sul de França, onde estes atletas irão lutar entre os melhores.

Para consulta: www.trialportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário