Bebés de cidadãs búlgaras eram vendidos por dois mil euros a casais franceses
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção, em Bragança, de um indivíduo procurado na Europa por tráfico de pessoas. O cidadão, oriundo do Leste Europeu, foi detido sexta-feira, 11 de Dezembro, no âmbito de uma acção articulada entre a delegação de Bragança do SEF e o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Quintanilha.
Segundo a Agência Lusa, sobre o búlgaro pendia um mandado de detenção europeu, emitido pela França, para efeitos de extradição. De acordo com o comunicado do SEF, "o detido foi presente a tribunal para efeitos de conclusão do processo de extradição e posterior entrega às autoridades francesas a fim de cumprir cinco anos de prisão pelo crime de tráfico de pessoas".
O SEF refere que "ficou provado" que este homem era motorista de um autocarro que transportava cidadãs búlgaras em fase final de gravidez para França, de modo a que os bebés nascessem já naquele país, onde "eram vendidos a casais franceses", por dois mil euros. Alegadamente, seria também ele a receber o dinheiro da venda.
O estrangeiro "foi julgado à revelia pela justiça francesa, na sequência de uma investigação levada a cabo pelo Serviço Central de Combate ao Tráfico de Seres Humanos francês".
Sem comentários:
Enviar um comentário