25 de novembro de 2011

UM SÉRIO UPGRADE

“Nova” escola de música pretende ser um pólo dinamizador da cena musical e cultural no nordeste transmontano

A Vamusica mudou de instalações para um espaço substancialmente diferente pela positiva. “Esta é uma loja que tem 200m2 em que conseguimos fazer 5 salas diferenciadas, nas quais se incluem dois estúdios com a polivalência de poderem ser utilizadas para aulas e para o trabalho de estúdio, que é uma aposta nossa”, revelou o responsável máximo pela maior escola de música em Bragança. Vítor Gomes garante que, neste momento, todas as necessidades dos seus alunos serão satisfeitas e, inclusive, dos músicos da região, que poderão gravar os seus temas no espaço que agora abriu portas. Questionado sobre se haveria realmente a necessidade de um tamanho investimento que sustente a polivalência musical, sublinha: “desde há dois anos a esta parte o número de alunos tem vindo a aumentar e, então, fomos ficando sem espaço e sem condições nas instalações anteriores. Este novo espaço é agradável e está bem situado porque é mesmo entre escolas”. O também professor de música refere um investimento de, aproximadamente, 80 mil euros. Uma soma avultada que não contabiliza nem material, nem instrumentos. “Estou a fazer os cálculos por baixo, pois faltam aqui pormenores e derrapagens que eu ainda não contei. Esse valor refere-se, essencialmente, ao equipamento novo adquirido que me faltava. Se a esse juntarmos o equipamento que eu já tinha como a mesa de som para o estúdio, é capaz de rondar os 150 mil euros”, explicou Vítor.

No ano lectivo transacto, a média dos alunos da Vamusica variou entre os 100 e os 130, mas, em 2011/12, espera-se que o número atinja os 150. Isto porque, de acordo com o responsável, será iniciada uma nova abordagem à formação do sopro. “Em Bragança, essa componente ainda não começou a sério e nós vamos apostar forte nos saxofones, trompetes e clarinetes e vamos fazer alguns protocolos com as bandas filarmónicas do distrito para certificar, precisamente, esse tipo de formação”, assegurou. O corpo docente da escola de música será, também, alargado.
Outro dos objectivos de Vítor Gomes será o de trazer alguém de renome para tentar criar outra dinâmica no cenário musical brigantino e também para incentivar os jovens alunos inspirando-os com a vinda de alguns dos seus ídolos, que poderão ver actuar no espaço da Vamusica em concertos intimistas ou em workshops realizados para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário