Ofício: Rapper
Idade: 30 anos
Cidade: LX
Idade: 30 anos
Cidade: LX
Discografia: “Mary Witch”, 2006;
“Árvore Criminal”, 2011.
“Árvore Criminal”, 2011.
O rapper mais dark em Portugal, considerado o artista revelação de 2011, esteve em Bragança para gáudio de muitos dos seus seguidores transmontanos. No final da sua actuação, na discoteca Mercado, garantiu o lançamento, a curto prazo, do videoclip da música “Debaixo da Ponte”.
1 @ Com o lançamento de “Árvore Criminal”, alcançaste uma certa visibilidade entre públicos muito distintos. Como é que vês a tua ascensão e até onde é que pretendes chegar?
R: O rap não é uma coisa que possas escolher metas, eu quero chegar aqui, não, continuas a fazer aquilo que tu sentes e o caminho é normal, vais lá ter, onde quer que tu queiras ir, vais lá ter. Não há assim nada programado, não há nenhum caminho traçado. É continuares a cuspir no mic com toda a verdade que tu tens e com tudo aquilo que tu sentes.
2 @ Mas o que é que te deixaria realmente satisfeito?
R: Desde que eu sempre que oiça a minha música e aquilo que eu estou ouvir é a verdade e aquilo me toca e também toca as pessoas, para mim já é uma vitória mano. Tás a ver? Não tenho assim nenhum objectivo. Eu gosto de fazer música para me sentir bem!
3 @ Falando deste teu último trabalho, temas como “Drunfos” ou o “O Convite” ficarão para sempre gravados na discografia do hip hop nacional. Tens essa consciência?
R: Depende! Não sei… Como é que eu te hei-de explicar? Eu esforço-me por escrever coisas que tenham alguma legitimidade. Não gosto de escrever letras para o momento. Então, se alguma música minha ficar eterna, sei lá, fico contente. Mesmo muito!
4 @ O tema “Debaixo da Ponte” é considerado por muitos como um dos melhores temas de “Árvore Criminal”. Como é que surgiu?
R: Quando fazes um álbum de rap há sempre cenas que têm de ser experimentais. E esse som é um bocado nessa onda, de brincar, experimentar para ver aquilo que sai e no fim saiu esse som. E O videoclip desse tema vai ser lançado já falta pouco. Agora, a minha cena continua a ser rap e esse tipo de sons vão-me saindo de quando em vez.
5 @ Porquê o nome de Halloween?
R: Eu sou Allen… Halloween é normal! Foi só uma alcunha que me deram. 6 @ Quando é que começaste a escrever?
R: Eu sempre escrevi, desde que me lembro. Mas rap mesmo foi em 96.
R: Eu sempre escrevi, desde que me lembro. Mas rap mesmo foi em 96.
7 @ Foste eleito como o rapper mais underground português, como é que sentes essa tua nomeação?
R: Fico contente, mas eu acho que essa cena não tem assim muito valor. Deixa-me satisfeito, mas valor? Aquele valor mesmo, qual é o valor que isso tem? É naquela…
8 @ Passaste do anonimato para a ribalta. Com estatuto de figura pública, como é que observas o hip hop em Portugal?
R: Está potente mano! O hip hop é como tudo na vida. Há o menos ou mais pesado, mas a arte não se discute.
9 @ Achas que dá para viver enquanto rapper em território nacional?
R: Dá! Eu estou a viver da música, não faço mais nada.
10 @ Para breve, então, está previsto o lançamento do vídeoclip do tema “Debaixo da Ponte”. O teu site oficial também já está online. Que outros projectos tens para um futuro próximo?
R: É continuar a fazer a minha cena em concertos por todo o país e dar a conhecer às pessoas a minha música. É isso que eu quero.
Sem comentários:
Enviar um comentário