14 de maio de 2011

À CONQUISTA DO PÓDIO


Kickboxing, Muay Thai e Boxe abrem na capital de distrito pelas mãos do Mestre Luís Durão, um fazedor de campeões

Os desportistas e amantes das artes marciais, nomeadamente, do Kickbixing, Muay Thai e Boxe, têm, agora, em Bragança a oportunidade de levar a sério a sua paixão. Duas vezes por semana, quem assim o desejar, poderá treinar com autênticos campeões, liderados pelo Mestre Luis Durão.
As aulas decorrem segunda e quarta-feira, ao início da noite, no Pavilhão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Depois do sucesso alcançado em Macedo de Cavaleiros, através da escola, criada em Maio de 2006, em simultâneo com a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros (ADCMC), o alastrar de tanta “disciplina, dedicação, humildade, lealdade, carácter, auto-controle” era inevitável.
O resultado da mestria de Luís Durão faz nascer entre os seus atletas uma autêntica equipa vencedora, com seis campeões de pura raça transmontana (ver caixa). “Eu fui atleta e combatia de uma forma diferente porque tive uma base distinta. Fiz artes marciais e consegui combinar várias técnicas e usá-las em competição. Resultou comigo e com algumas experiências e alterações, tem dado frutos. Mais dedicação e muito trabalho”, revelou o Mestre de Kickboxing e Muay Thai, naquela que compreende ser a receita para o sucesso. E justifica: ““Quem vê os nossos combates, vê os nossos atletas a combater de uma maneira completamente diferenciada dos outros. É ir a um campeonato e ver todos a jogar da mesma forma e quando entra um atleta nosso chama a atenção e todos querem ver esse combate por ser diferente”. O lutador acaba, desta forma, por adoptar diversas posições e estilos de combate. “Custa-me mais fazer um atleta de competição assim porque sou obrigado a treiná-lo em duas ou três vertentes. Mas quando o faço, é muito difícil sermos vencidos”, reconhece.
Nas palavras do cinturão negro, as expectativas para Bragança são: ““ter o máximo de inscrições, de atletas, poder dar-lhes formação e conseguir alguns para competição”.

Da combinação de diversos estilos, os atletas adoptam uma forma de combate singular e do treino nascem lutadores que, com esforço e dedicação, ganham o título de campeões

Antes da abertura da escola em Bragança, aquilo que acontecia era que os atletas da cidade eram transportados duas vezes por semana a Macedo de Cavaleiros. “Com as aulas a decorrer, também, no IPB, já não será tão cansativo para os meus atletas”, sublinhou Luís Durão. O, também, presidente da direcção da ADCMC, só lamenta a falta de apoios ao desporto que representa na região. Sobretudo, quando se trata de campeões regionais e nacionais que são verdadeiros lutadores. “Para a Grécia, pedi apoio a várias autarquias. Pedimos a Vimioso que apoiou, a câmara de Macedo apoiou novamente e a de Bragança disse-nos que não havia verbas. Então, eu prefiro que os atletas de cá representem Macedo”, destacou Luís Durão, aproveitando para agradecer à autarquia macedense pela sua disponibilidade financeira, pela cedência do espaço e pelo suporte prestado em múltiplas ocasiões, quer à escola, quer à associação presidida por si.
O mérito de tamanho treino e esforço é tanto que, de 25 alunos, só na Escola de MC, seis seguem o destino dos vencedores. Hélder Ferreira e Francisco Carvalho, a 27 de Março, e Carolina Cadavez, dia 10 de Abril, foram os últimos a sagrarem-se campeões.


DREAM TEAM


Franclim Fernandes, 34 anos, Categoria Seniores, menos de 74 Kg – Vice-campeão da Europa 2010, (único português medalhado prata em campeonatos Light internacionais); Francisco Carvalho, 25 anos, Seniores, menos 63 Kg – 1º Título de Campeão Regional de Light Contact 2010; Carolina Cadavez, 18 anos, Juniores, menos 60 kg – Campeã regional, nacional e vencedora da Taça de Portugal (ano de estreia 2010); Tânia Afonso, 19 anos, Seniores, menos de 55 kg – Bicampeã regional, bicampeã nacional e vencedora da Ladys Open (2010); Clicia Queiroz, 25 anos, Seniores, mais 65 kg – Pentacampeã regional, pentacampeã nacional, vencedora Ladys Open e Taça de Portugal (2010); Hélder Ferreira, 29 anos, menos 71 kg – Campeão regional de full-contact.
A 30 de Abril, em Anadia, na Taça de Portugal, Carolina Cadavez venceu em -60kg (juniores) e Clicia Queiroz em +65kg (seniores). Francisco Carvalho obteve um resultado notável traduzido em quatro vitórias que lhe valeram a conquista da categoria de -63kg (seniores).


Mestre Luís Durão (cinto negro), 33 anos
 

“Estou muito agradecido a Macedo porque a autarquia apoia-nos em tudo o que é possível. Nós participamos em várias provas a nível nacional e a verba, logicamente, que não dá para tudo. Mas se não fosse essa verba, nós não faríamos nada. Inclusive, apoiou-nos na compra de uma carrinha”


Francisco Carvalho, 25 anos


“É complicado arranjar palavras para descrever sensações, mas foi fantástico! Não estava à espera de conseguir o título, mas sempre tive essa vontade de ganhar o campeonato. Vi que tinha qualidade para o fazer e, felizmente, consegui, com a ajuda do Mestre e dos meus colegas”


www.adcmc.com / www.fpkmt.com


Sem comentários:

Enviar um comentário