24 de março de 2010

ARTE PRECISA-SE

Demasiada simplicidade e ínfimo conteúdo em obras expostas na cidade de Bragança por dois artistas distintos


No Centro Cultural Municipal estão patentes duas “insinuações artísticas” até ao final do mês de Abril. A primeira, na Sala 1, é um trabalho denominado “Calejo”, de Luís Filipe Folgado. Trata-se de uma dúzia de fotografias, sensivelmente, a preto e branco, cujos principais protagonistas são números de portas. Leu bem, números de portas: 2-A, 30, 32, 10 e vários outros. O seu autor, ainda foi por uma frase bastante conhecida do conceituado fotógrafo húngaro André Kertész, “O que sinto, é o que faço. Isso para mim é o mais importante. Todos podem ver, mas nem sempre vêem.”, numa tentativa de associar-se ao conceito deste artista. Ou, então, desculpar a simplicidade do seu trabalho, demasiado simples, para tirarmos uma ilação ou, simplesmente, ser contemplado. Luís Filipe Folgado até pode ser um artista, mas não o seria apenas com trabalhos desta natureza.
A segunda “tentativa”, na Sala 2, é uma exposição de 38 “desenhos” intitulada “Ao redor de Pedras Rolantes do mar”, da autoria de José Pacheco aka Sileno JP. São rabiscos que não terão demorado mais de 1 minuto a ser concebidos. Desenhos tão paleolíticos, à excepção de dois ou três, que uma criança de 4 anos, provavelmente, faria melhor. No meio de tanto “traço”, encontramos cerca de 10 pedras colhidas nas praias portuguesas. Ora, quem se lembraria de chamar a isso arte? Rochas e pedras há-as em todo o lado, qualquer um pode apanhá-las, mas o acto em si não faz de ninguém um artista. Fica a homenagem aos “que ousavam enfrentar o mar para pescar”. Nada mais!
Com tantos valores transmontanos, há que sublimar espaço e protagonismo a obras mais inspiradas. Se a Câmara Municipal de Bragança quer dar o exemplo, então, deve fazê-lo pro bono, na tentativa de evitar que potenciais apreciadores, crianças, inclusive, fiquem a pensar: “Isto é o quê? Arte? Para a próxima fico em casa a jogar PlayStation!” Perdendo, assim, o gosto e o interesse irreflectido pelo fascinante mundo artístico.


1 comentário:

  1. O que é a arte realmente e quais os seus limites? É talvez a questão que se impõe aqui. O conceito de arte é muito difícil, senão impossível de definir, levando-nos a questionar o que faz de uma peça, uma obra de arte.Basta pensarmos na obra de Marcel Duchamp (A fonte), que nao á mais que um urinol virado ao contrário, e no entanto é considerada uma obra de arte, sendo Duchamp considerado responsável pelo conceito de ready made, que é o transporte de um elemento da vida quotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes. A arte não tem necessariamente ser bela ou complexa. Tem, na minha opinião que transmitir algo. A arte é sem dúvida, comunicação. Não fui ver a exposição do Folgado mas conheço bem o trabalho dele e sem duvida é um excelente artista plástico, com provas dadas na área da serigrafia e gravura. Quanto à simplicidade do seu último trabalho... se calhar a ideia era mesmo essa. Mas parabéns pelo artigo, leva-nos sem duvida a questionar a arte e as suas diferentes percepções e conceitos. Fica ao critério de cada um julgar o artista através da sua expressão pela arte.

    ResponderEliminar